Consumidores continuam cortando gastos, por causa da crise

SÃO PAULO – O consumidor continua cauteloso e cortando gastos, por conta da crise financeira internacional, segundo revela pesquisa da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, 73%…

SÃO PAULO – O consumidor continua cauteloso e cortando gastos, por conta da crise financeira internacional, segundo revela pesquisa da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, 73% dos consumidores estão cortando despesas consideradas supérfluas, como jantar fora (58%), viagens (53%) e ir a eventos esportivos (47%). Outros 28% planejam cortar gastos com TV a cabo e apenas um quarto cogita a hipótese de abrir mão dos serviços telefônicos.

“”É importante entender que mesmo os consumidores que não foram impactados pela crise financeira estão sentindo a necessidade de diminuir os gastos para se prevenir, caso sejam atingidos pela crise no futuro””, explica P. K. Kannan, professor e diretor do Centro de Excelência da escola de negócios Robert H. Smith.

Diversão mais barata
Outra opção do consumidor para economizar é a escolha por diversões mais baratas. Ainda segundo a pesquisa da Maryland, as pessoas estão assistindo mais televisão e melhorando sua rede de contatos, mas estão fazendo menos visitas a amigos e familiares. “”O atual cenário econômico cria a necessidade de diversões de baixo custo e a conexão com as outras pessoas””, avalia o presidente da Rockbridge Associates, Charles Colby.

No Brasil, a situação é parecida. Segundo estudo organizado pela Latin Panel, caso seja necessário diminuir os gastos, 39% dos brasileiros cortariam despesas com lazer e viagens. O item foi a segunda resposta mais citada, ficando atrás apenas da opção não contrair mais dívidas (82%).

Cortar gastos com TV por assinatura, banda larga e combo também foram opções bastante consideradas pelos brasileiros.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais