Consumidores continuam cortando gastos, por causa da crise

SÃO PAULO – O consumidor continua cauteloso e cortando gastos, por conta da crise financeira internacional, segundo revela pesquisa da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, 73%…

De acordo com o estudo, 73% dos consumidores estão cortando despesas consideradas supérfluas, como jantar fora (58%), viagens (53%) e ir a eventos esportivos (47%). Outros 28% planejam cortar gastos com TV a cabo e apenas um quarto cogita a hipótese de abrir mão dos serviços telefônicos.

“”É importante entender que mesmo os consumidores que não foram impactados pela crise financeira estão sentindo a necessidade de diminuir os gastos para se prevenir, caso sejam atingidos pela crise no futuro””, explica P. K. Kannan, professor e diretor do Centro de Excelência da escola de negócios Robert H. Smith.

Diversão mais barata
Outra opção do consumidor para economizar é a escolha por diversões mais baratas. Ainda segundo a pesquisa da Maryland, as pessoas estão assistindo mais televisão e melhorando sua rede de contatos, mas estão fazendo menos visitas a amigos e familiares. “”O atual cenário econômico cria a necessidade de diversões de baixo custo e a conexão com as outras pessoas””, avalia o presidente da Rockbridge Associates, Charles Colby.

No Brasil, a situação é parecida. Segundo estudo organizado pela Latin Panel, caso seja necessário diminuir os gastos, 39% dos brasileiros cortariam despesas com lazer e viagens. O item foi a segunda resposta mais citada, ficando atrás apenas da opção não contrair mais dívidas (82%).

Cortar gastos com TV por assinatura, banda larga e combo também foram opções bastante consideradas pelos brasileiros.