Consumo vai continuar aquecido nos próximos meses

As vendas aquecidas do Natal, em consequência da melhoria das condições financeiras das famílias, levaram o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado mensalmente pela Fecomercio, a…

As vendas aquecidas do Natal, em consequência da melhoria das condições financeiras das famílias, levaram o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado mensalmente pela Fecomercio, a registrar leve alta de 2,9% em janeiro em relação a dezembro. O índice passou dos 134,8 pontos para os 138,7 pontos e permanece no nível de satisfação (abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 – com limite de 200 pontos – indica satisfação).

De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio, esse bom humor das famílias sinaliza um crescimento significativo do consumo ao longo dos próximos meses, dando sustentação às perspectivas de investimento dos empresários. O aumento contínuo da massa de rendimento da população e, atrelado a essa questão, a melhora nas condições de emprego, o que gera melhor satisfação das famílias em relação ao orçamento doméstico.

O ICF começou o ano com um desempenho positivo, o que demonstra propensão a gastar cada vez mais e maior segurança em relação ao emprego. No curto prazo, o índice deve continuar nesta tendência de crescimento, principalmente pelo aumento do salário mínimo com novo fixado valor para este mês. Outra melhora importante, segundo a assessoria da Fecomercio, está relacionada ao crédito: as concessões vêm crescendo sistematicamente e as taxas de juros cobradas à pessoa física estão no menor nível historicamente.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais