Copa do Mundo derruba atividade do comércio varejista em junho

No acumulado de 2014, setor tem alta de 3,6% sobre o mesmo período do ano passado

O menor número de dias úteis e os expedientes mais curtos de junho por causa da Copa do Mundo derrubaram a atividade do comércio varejista em 3,2% na comparação com maio, informou a Serasa Experian. Em maio, o movimento do varejo havia subido 0,6%. Na comparação com junho do ano passado, houve aumento de 0,7% na atividade, alta bem inferior aos 5,2% de maio, também na comparação anual.

Agora, no acumulado do ano, o varejo tem alta de 3,6% sobre o mesmo período do ano passado. A Serasa Experian afirmou que a redução observada em junho “deve-se ao impacto da realização da Copa do Mundo, que provocou a decretação de feriados em algumas das cidades-sede, bem como a redução do expediente do comércio, gerando redução do volume de negócios para a maioria dos segmentos”.

Além disso, outros fatores como elevação da taxa de juro, baixo índice de confiança do consumidor e incertezas em relação à economia, também contribuíram para a menor aceleração. Só o segmento que agrupa tecidos, vestuário, calçados e acessórios ficou estável em junho. Todos os outros tiveram queda: material de construção (-13,1%); combustíveis e lubrificantes (-12,3%); veículos, motos e peças (-6,4%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-4,2%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-3,0%).

Entre janeiro e junho, a atividade varejista cresceu 3,6% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,7%), combustíveis e lubrificantes (3,0%), material de construção (2,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (0,5%) e veículos, motos e peças (0,3%).

Já a atividade do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios caiu 3,4% no acumulado do ano. No primeiro semestre, a alta no varejo foi puxada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,7% contra igual período de 2013). Na sequência, vêm combustíveis e lubrificantes (3,0%), material de construção (2,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (0,5%) e veículos, motos e peças (0,3%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais