Copa do Mundo deve influenciar vendas online

A próxima Copa do Mundo, que começa nesta semana, deve aquecer o comércio eletrônico, fazendo crescer até 20% as vendas de produtos específicos e aumentando o tíquete médio do setor . A previsão otimista é da e-bit, consultoria de informações de e-commerce.

O produto que deve ter maior aumento de vendas é a TV de tela plana. De acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), os fabricantes irão comercializar 19,6% mais TVs em 2010, o que representa um total de 11,5 milhões de unidades. Especificamente para o comércio eletrônico, existe uma grande variação no valor dos aparelhos nas lojas virtuais, que podem chegar em até R$ 1 mil. Dados do BuscaPé, site de comparação de preços, mostram que uma TV Samsung LCD de 32 polegadas com conversor digital integrado modelo LN32B530, por exemplo, tem preços variando de R$ 1.706,69 a R$ 2.699,00.

Para o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, as boas vendas na Copa do Mundo em 2010 devem seguir o exemplo da competição anterior, quando o comércio eletrônico cresceu 76%. “Esse foi o maior índice de crescimento já registrado no setor e foi fortemente influenciado pelas vendas para a Copa do Mundo daquele ano. É provável que um fenômeno semelhante ocorra neste ano, principalmente pela estabilidade da economia e a maior confiança dos consumidores no canal web”, diz ele.

Com o aumento nas vendas de produtos de maior valor agregado, como TVs, o tíquete médio do comércio eletrônico deverá registrar um aumento significativo. Outra categoria que, segundo a e-bit, deve ter aumento de vendas é a de artigos esportivos. As camisas de seleções, bolas e produtos oficiais da Copa devem ser os principais alvos dos consumidores ao longo da competição.