Crédito cresce 14,9% em 2009

O total de empréstimos do sistema financeiro às empresas e pessoas físicas cresceu 1,6% em dezembro na comparação com novembro e atingiu R$ 1,410 trilhão, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21)…

O total de empréstimos do sistema financeiro às empresas e pessoas físicas cresceu 1,6% em dezembro na comparação com novembro e atingiu R$ 1,410 trilhão, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Banco Central (BC). No acumulado dos 12 meses de 2009, a expansão dessa carteira foi de 14,9%, em relação ao fim de 2008. Com essa variação, a participação do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) oscilou de 45,1% em novembro para 45% em dezembro. Um ano antes, em dezembro de 2008, a fatia dos empréstimos em relação ao total da economia era de 39,7%.

“A evolução dos empréstimos em dezembro foi sustentada pelo desempenho das carteiras com recursos direcionados, impulsionadas pelo crescimento dos financiamentos do BNDES e pela manutenção da trajetória expansionista do crédito habitacional”, destaca o BC, no relatório. Segundo o documento, o empréstimo às pessoas físicas “apresentou desaceleração”, associada à oferta de dinheiro entre as famílias, proveniente do 13º salário. Entre as empresas, o BC avalia que a recuperação se mantém “em passo moderado, com continuidade da retração nas operações referenciadas em moeda estrangeira”.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais