Cresce automação no setor de comércio e serviços

As empresas que buscam crescimento, produtividade e inovação não podem deixar de perceber a importância da automação para atingir esses objetivos. E estudos revelam que os lojistas estão cada vez mais apostando em automação para se aproximar dos clientes e garantir agilidade e segurança aos seus negócios. Segundo a pesquisa Diagnóstico da Automação no Brasil, […]

As empresas que buscam crescimento, produtividade e inovação não podem deixar de perceber a importância da automação para atingir esses objetivos. E estudos revelam que os lojistas estão cada vez mais apostando em automação para se aproximar dos clientes e garantir agilidade e segurança aos seus negócios. Segundo a pesquisa Diagnóstico da Automação no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, a automatização no setor de comércio e serviços atinge os sistemas, a logística, o atendimento, o relacionamento com o colaborador e com o cliente, e a própria loja.

O estudo foi realizado através de 2.169 entrevistas com responsáveis por processos de automação de pequenas, médias e grandes empresas de todo Brasil, do setor de comércio e serviços e demonstrou que 53% das empresas possuem um Sistema de Gestão. Outras ferramentas utilizadas são o CRM (Customer Relationship Management) (31%), BI (Business Intelligence) (29%) e WMS (Warehouse Management System) (16%). E quando o assunto é logística, 84% das empresas possuem ferramenta para recebimento de NF via sistema, 62% possuem uma padronização na comunicação com fornecedores (pedidos e notas fiscais) e 41% possuem sistema que dispara um aviso para o setor de compras/vendas conforme vai diminuindo o estoque.

O que realmente chama a atenção na pesquisa é a importância da automação na relação comércio x cliente, uma vez que 25% das empresas pesquisadas possuem tecnologia que identifica características do perfil do cliente, como: sexo, idade e preferências do seu consumidor. Destas empresas, 72% compreendem o potencial que estas informações têm para alavancar suas vendas, pois utilizam esses dados para oferecer produtos voltados para o perfil de consumo dos seus clientes. Além disso, 20% das empresas entrevistadas compartilham dados do comportamento de compra do consumidor em diversos canais de informação.

As lojas, buscando agilidade no atendimento de seus clientes, utilizam leitor de código de barras no check-out (62%), sendo 97% desses equipamentos a laser. Por sua vez, 26% das lojas pesquisadas tem seus caixas com tecnologia integrada ao back-office e 37% conseguem visualizar as informações do seu ponto de venda remotamente (via tablet ou celular) garantindo segurança e tranquilidade aos proprietários que conseguem controlar à distância o que se passa dentro do estabelecimento.

Além disso, em relação ao atendimento, 65% dos entrevistados possuem um canal de atendimento ao cliente em seu estabelecimento e 24% deles possuem sistema de URA (Unidade de Resposta Audível). Já na relação com o colaborador, 32% das empresas entrevistadas realizam um monitoramento dos colaboradores monitorando eletronicamente as atividades destes, principalmente por meio de câmeras, mas também por meio de GPS ou celular.

Manter-se antenado às novas tecnologias e a tudo que possa aproximar seus clientes e garantir que eles sintam que estão sendo atendidos de forma personalizada e ágil, traz inúmeros ganhos aos lojistas, fazendo com que consigam se posicionar de forma adequada ao mercado e se preparando para as novas tendências. Por isso, a recomendação é de que os lojistas evoluam com o mercado e conheçam as soluções para o varejo que o Sindilojas Porto Alegre oferece como o Powershop, um software de gestão de lojas, e o Certificado Digital.

Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas Porto Alegre com base na pesquisa da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil

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