Cresce preocupação do consumidor com inflação e crise externa

As constantes notícias no país sobre inflação, taxa de juros e a crise internacional dos bancos têm sido mais fortemente percebidas pelo consumidor brasileiro. Um quesito especial incluído na Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada em setembro pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que a taxa de juros permanece como o principal fator limitativo ao crescimento do país, tendo sido apontada por 36,4% dos consumidores entrevistados, a mesma variação da pesquisa realizada em maio.

O segundo fator mais citado foi a inflação, por 21,7% dos entrevistados; entretanto, este fator apresentou crescimento de 2,9 pontos percentuais superior àquela verificada em maio de 2008. Houve também aumento na proporção de consumidores que mencionam a crise externa como um fator limitativo, de 10,2% para 14,9% entre maio e setembro.

Para a coordenadora técnica de Análises Econômicas da FGV, Viviane Seda Bittencourt, um primeiro impacto dessa percepção tem sido a desaceleração da compra de bens duráveis, bem como uma estagnação da intenção de compras futuras. “Este consumidor não pretende diminuir seu volume de compras, mas sim manter o mesmo volume de gastos atuais”, esclarece.

Viviane acredita que mesmo que a sondagem tivesse sido realizada em outubro, ainda assim a taxa de juros e a inflação permaneceriam nas mesmas posições. Entretanto, talvez houvesse um crescimento ainda maior no número de pessoas preocupadas com a crise externa. “A sondagem pegou uma semana em que a crise havia se iniciado. Porém, a taxa de juros tem acompanhado as preocupações dos consumidores há mais tempo, assim como a inflação, que voltou a aparecer no país no começo do ano”, avalia.