Cultura da experimentação busca encontrar as melhores práticas para alavancar negócios

O gerente de Growth e Conversion Rate Optimization (CRO) da Leroy Merlin, Renato Chaves, falou sobre a utilização do Growth Hacking na empresa em painel realizado durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Crédito: Larry Silva

Implementar o Growth Hacking, um processo de experimentação que consiste em encontrar as melhores práticas para criar estratégias eficientes e alavancar o crescimento dos negócios, em todos os setores da empresa é, segundo o gerente de Growth e Conversion Rate Optimization (CRO) da Leroy Merlin, Renato Chaves, o primeiro desafio para uma companhia. Ele falou na tarde de hoje, 24, no palco Grandes Resultados, sobre o tema Expansão Exponencial – aplicando Growth Hacking para impulsionar o crescimento do varejo, durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada no Centro de Eventos FIERGS, na capital gaúcha.

Em um bate-papo com o sócio e VP de Vendas e Marketing da Pmweb, Augusto Rocha, o gerente de Growth da Leroy Merlin salientou a importância da influência deste processo de experimentação nos segmentos da empresa. “O fundamental é fazermos a experimentação antes de colocarmos em prática, para realmente percebermos se é viável ou não. No segundo semestre de 2022 realizamos 111 experimentos”. Chaves contou que a cada realização experimental é feita uma News para que toda a empresa seja comunicada, inclusive com o nome do idealizador.

Outro exemplo que tem sido bem-sucedido nas lojas físicas é a identificação de qual o melhor local para a exposição dos produtos. Chaves exemplificou que muita gente pensa que próximo a uma lata de tinta deve ter pincéis, mas um dos resultados do Growth Hacking indicou que os espelhos de tomadas têm uma alta procura após uma parede ser pintada, pois como é provável que caia tinta, o cliente acaba trocando este item. Neste caso, houve essa modificação nas prateleiras e gerou um aumento considerável nas vendas.

Em relação às lojas online, o gerente destacou que houve uma aceleração na digitalização da Leroy Merlin durante a pandemia e isso trouxe ainda maior necessidade na implementação do Growth Hacking. Chaves finalizou a palestra falando sobre a importância do empreendedor colocar a mão na massa e ser o mais prático possível e informou que a loja física da Leroy Merlin, em operação desde maio de 2022, ao lado do Pontal Shopping, em Porto Alegre, é a terceira unidade com maior rentabilidade em todo o Brasil.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.