Dados sobre a intenção de compras para o Dia das Mães confirmam que roupas lideram a preferência dos consumidores

Uso do dinheiro em espécie segue atrás do crédito parcelado e do Pix à vista

Sindilojas Porto Alegre, por meio do Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento sobre as intenções de compra no varejo para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio.

A Pesquisa com o que os clientes

Como esperado, as mães permanecem como o principal foco de presentes na data. 67,8% dos entrevistados presentearão mães, 1% a mais em relação a última pesquisa de intenção de compras, realizada em 2023. (Em 2024, devido às enchentes, essa pesquisa não foi feita).

Em segundo lugar estão as esposas, com 21,5%. As filhas ocupam o terceiro lugar com 15%. Essa lista com o top 3 das mais lembradas para serem presenteadas segue sem alterações.

De forma curiosa, as sogras que ocupavam o quinto lugar, subiram para o quarto lugar neste ano, como 7,8% das citações. Na sequência vem avó, irmã, nora e tias.

Segundo os resultados obtidos, os consumidores pretendem dar de presente itens como roupas, que lidera a lista com 33,5% das intenções, seguida pelo grupo de perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (30,3%) e flores (12%). Esse top 3 se repete na lista de desejos das mães, apenas com inversão da ordem.

As mães, em ordem de preferência, querem receber:

Cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (30,2%);

Roupa: (28,9%)

Flores (15,1%)

Diferenciais na hora de escolher o presente

O comportamento do consumidor na hora de escolher o presente indica que a ajuda na hora de inovar nos presentes é o diferencial para a maioria dos respondentes. Foram 35%. Para cerca de 34%, benefícios para pagar foi a escolha. Em seguida aparecem o oferecimento de brindes (27,8%) e sentir-se seguro no local da compra (24,5%).

O uso do dinheiro em espécie sofreu uma queda significante. No levantamento para a edição do Dia das Mães 2025, aparece em 3º na lista, com 22,8%, atrás do uso do cartão de crédito parcelado (26%) e da compra à vista via Pix (26%). Na pesquisa anterior, realizada em 2023, o uso do dinheiro em espécie liderava com 43,7%. Pix parcelado e compra com cheque figuram nas últimas posições, com 0,5% e 0,3%, respectivamente.

Comprar onde?!

Sobre o local das compras para a data, é possível destacar a manutenção do 1º lugar para o comércio de rua. Com 59% das citações, ele segue mais um ano à frente na preferência pelo comércio em relação à loja em shopping (47%). O e-commerce vem em seguida com 18% da preferência. (*respostas múltiplas)

Para os que citaram a escolha pela compra via e-commerce, o App das lojas aparece na liderança (62,5%). Os sites (59,7%), WhatsApp (18,1%) e Instagram (9,7%) completam a lista.

Período de maior busca por presentes

Sobre o movimento no comércio varejista para o Dia das Mães, os dados nos indicam que a movimentação ainda é baixa e deve aumentar nos próximos dias. Apensas 2% dos consumidores já realizaram suas compras. O pico da busca por presentes deve se dar na semana anterior ao dia – que neste ano ocorre em 11 de maio – de acordo com 54% dos entrevistados. Outro momento de grande busca por presentes são os 15 dias anteriores à data (20%). No próprio dia, 7% devem ir às compras.

Giro na economia da capital

Segundo a pesquisa, o ticket médio da data deve ficar em R$ 225,00. Como em média serão dados 1,62 presentes por pessoa, o gasto médio na soma dos presentes deve ficar em R$ 365,00.

Para Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA, os resultados obtidos revelam que o comércio deve ter um bom movimento e ganhos na data. “Não me surpreende que roupas liderem a lista, visto que vem chegando o inverno e este item é sempre um presente que figura no topo da lista.

Outro ponto importante é que muita gente se reorganizou e conseguirá gastar um pouco mais. “Indicamos que o lojista invista no visual da sua vitrine, deixando-a bonita, e se possível, com ofertas. Isso atrai o cliente”, exclamou. Por fim, o presidente da Entidade empresarial faz um pedido. “Prepare bem a sua equipe de funcionários. Eles são o primeiro contato com os consumidores”.

Quer ver o infográfico sobre esta pesquisa com todos os detalhes?! Acesse aqui!

 

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais