Dar destaque a uma marca requer estratégia
Leia na matéria da revista Conexão Varejo dicas para reforçar sua marca e se tornar presente na lembrança dos consumidores.
Branding para o varejo foi o tema de um workshop conduzido por Patrícia Couto no mês de agosto no Sindilojas Porto Alegre. Fundadora da Inquietas – Treinamento e Desenvolvimento na área de Marketing Digital, Negócios e Pessoas, a palestrante apresentou aos participantes conteúdos sobre a importância das estratégias de marketing para destacar as empresas no mercado varejista.
Em um formato dinâmico e participativo, o curso abordou o tema também com atividades práticas e partiu do entendimento do conceito do que é um branding: estratégia de diferenciação da marca. Conforme Patrícia, é importante ter em mente que branding não é somente o logo, a identidade visual, as cores, e sim um processo estratégico de gestão da marca, de criação de identidade e que gere valor ao consumidor.
Por meio de exemplos de outras marcas e fazendo um convite aos participantes para que observassem dentro de suas empresas e identificassem o propósito do negócio, Patrícia mostrou como se constrói uma marca. A primeira tarefa é o lojista ter claro qual é o posicionamento do seu negócio. “Saber definir qual é o seu posicionamento é a etapa inicial de um projeto de consistência de percepção de marca e de alinhamento dos sinais que são transmitidos aos consumidores”, enfatiza.
O branding envolve gestão permanente da marca, para que o negócio esteja sempre alinhado com o cliente. “É preciso estar todo o tempo se comunicando, compartilhando, criando ações, oferecendo novas experiências”, defende a especialista, comparando o processo com as atividades de um departamento financeiro, que tem procedimentos diários para executar. Ela acrescenta que “o branding no varejo é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor”.
Seguem as dicas da especialista na aplicação do branding.
- Design da Marca – estratégia de posicionamento
Nome, logomarca, cores, fonte, tendências, são alguns dos itens que devem ser pensados de forma organizada e estruturada, que devem fazer sentido com a bagagem da empresa. A sua marca, o seu DNA, é o que conecta o cliente ao seu produto ou serviço.
- Marketing Sensorial – estratégia para despertar os sentidos.
Não precisa ser somente em loja física, com odores agradáveis nas peças ou ambiente. Podemos aplicar estilos de músicas (loja física ou online) criando um ambiente positivo. No ambiente digital, o sentido da visão é muito determinante no momento da compra. Capriche nas fotos e na descrição dos itens.
- Experiência do Cliente – estratégia para sentir-se único e especial.
Atendimento agradável, ambiente organizado, produtos diferenciados, preço competitivo (vale para físico e online). Se branding no varejo é sobre experiências e emoções relacionadas à sua marca, a experiência do cliente deve ser a mais positiva possível.
- Conheça seus clientes – estratégia de persona/público/comunicação.
Um negócio não vive de “achismos”, por isso é necessário entender o que o cliente busca, prefere ou se interessa para sabermos como nos comunicar melhor. Pesquisas de mercado são muito usadas e extremamente eficazes, trazendo informações valiosas. Invista!
- Relacionamento – estratégia de conhecer x “cacarejar”.
Após a pesquisa, conhecemos melhor nosso cliente, e então conseguimos nos relacionar com assertividade, falando a sua língua, oferecendo o que ele precisa. O cliente quer se relacionar com marcas que tenham os mesmos valores que ele, então deixe claro o seu ponto de vista. “Atrair, converter e fidelizar”.
Além de deixar essas dicas sobre como aplicar o branding para varejo, Patrícia Couto sugere também que os lojistas privilegiem o networking, participem de eventos e troquem experiências. “Atualmente tem muito conteúdo disponível em podcasts, no YouTube, mas eu gosto mesmo é do ‘olho no olho’, das conversas, das visitas, dos eventos e oportunidades de conhecer o que está sendo feito, as tendências”.
Fique por dentro dos nossos curso e eventos. Clique aqui para acessar a programação do Varejo Educação.