De carona no sucesso do iPad

Principais fabricantes de hardware lançam tablets parecidos com produto da Apple

A concorrência no mercado dos tablets está para esquentar. Pelas alfinetadas de Steve Jobs, presidente da Apple, no lançamento do iPad 2, na última semana, a empresa está atenta à fatia de mercado que o tablet, campeão absoluto de vendas em 2010, pode perder. As principais indústrias do setor estão lançando produtos na mesma linha que não deixam a desejar na comparação com o iPad 2. Segundo o professor de Informática da UFRGS, Raul Weber, o que deve pesar é o número de aplicativos desenvolvidos para cada plataforma: – Nos próximos seis meses, aparecerão muitos tablets. Mas até agora não vi nenhuma grande ideia capaz de se diferenciar. O que será interessante de se observar é a briga pelos aplicativos, já que o Android está crescendo. Nesse quesito, a Apple largou na frente e já tem mais de 65 mil programas na App Store. Para o professor da Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, o fato de ter sido o primeiro a ser lançado foi o grande trunfo do iPad: – Steve Jobs sabe a importância de ser o primeiro, isso está no DNA da Apple. Além disso, em termos de design e conceito, o iPad é um produto irresistível – acredita Zuffo. O Brasil só deve sentir o peso da disputa no segundo semestre deste ano, quando a oferta de produtos ficará maior. Por enquanto, o mercado – que deve saltar de 100 mil para 300 mil unidades vendidoa em um ano, segundo a empresa de pesquisas IDC – é disputado pela Apple, com o iPad, e pela Samsung, com o Galaxy Tab. Ao lado, conheça os concorrentes da Apple.