De janeiro a outubro de 2009, consumidor gastou 10% a mais nas compras
Entre os meses de janeiro e outubro do ano passado, o consumidor brasileiro gastou cerca de 10% a mais na hora das compras, segundo revela estudo realizado pela consultoria Nielsen. Por faixa de renda, o aumento…
Entre os meses de janeiro e outubro do ano passado, o consumidor brasileiro gastou cerca de 10% a mais na hora das compras, segundo revela estudo realizado pela consultoria Nielsen. Por faixa de renda, o aumento nos gastos foi ainda maior dentre os consumidores da chamada classe média, de 11%. Já entre aqueles com maior ou menor poder aquisitivo, a evolução dos gastos no período analisado, frente aos dez primeiros meses de 2008, foi de 9% para cada. Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Nielsen, até outubro do ano passado, o consumidor havia ido mais vezes ao ponto de venda – 7% a mais do que em 2008 -, realizando uma compra a cada quatro dias. Novamente as famílias com rendimentos intermediários foram as que apresentaram maior evolução no período estudado, de 8%. Em seguida, ficaram os consumidores de baixa renda, 6%, e por último os de maior poder aquisitivo, 4%.