Décimo terceiro não reduz a inadimplência com cheques em novembro, afirma Serasa

O número de cheques devolvidos no País voltou a crescer no mês de novembro. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, o Indicador Serasa Experian mostrou que foram devolvidos 2,04% do total dos cheques compensados. Esse percentual é de 6,25% maior que o verificado no mês anterior.

Nem mesmo a primeira parcela do 13º foi capaz de reduzir o número de cheques devolvidos. Isso mostra que os consumidores estão priorizando a regularização de pendências com cartão de crédito, afirmam técnicos da Serasa Experian.

Em comparação a novembro de 2008, a inadimplência com cheques recuou 5,55%. No acumulado do ano, por sua vez, a inadimplência com cheques foi de 2,17%. Segundo o levantamento, houve um avanço de 9,59% na devolução de cheques, na comparação com igual período de 2008.

Só no mês de novemvro foram devolvidos mais de 2 milhões de cheques em todo o País. No acumulado do ano, o total ultrapassa 24 milhões. O Amapá se mantém como o estado com o maior percentual de cheques devolvidos, com 9,98%, de janeiro a novembro de 2009. Já São Paulo continua como o estado de menor percentual, com apenas 1,67% do total.