“Deixe de só atender e comece a vender!” foi o tema do Café com Lojistas
Palestra trouxe detalhes do sucesso nas vendas e interação com o público
Na manhã desta 4ª feira, dia 21, o Sindilojas Porto Alegre realizou mais uma edição do Café com Lojistas, evento gratuito ao associado e que aborda temas ligados ao comércio e varejo.
No evento de hoje, Rafael Rocha, especialista em vendas, falou sobre a importância de compreender os diferenciais do seu negócio e como desenvolver ações para vender mais e melhor. Na boas-vindas ao público, o presidente do Sindilojas Poa, Arcione Piva, relatou a importância da Entidade fomentar o assunto de vendas e comemorou a adesão de um grande número de pessoas no Café com Lojistas. “Agradeço a todos aqui presentes que valorizam e muito, mais este benefício ao associado. Buscamos sempre trazer aperfeiçoamento aos lojistas e suas empresas”, comemorou.
Para uma plateia lotada e interessada, Rocha lembrou que nós vendemos muita coisa o tempo todo. Seja o lojista, seja alguém que vai para uma entrevista de emprego, seja ao tentar iniciar um relacionamento.
A venda no comércio é uma mistura de ações e características. Há uma premissa de que o conceito CHA traz elementos relevantes para o vendedor. O CHA se refere aos aspectos fundamentais. Conhecimento, Habilidade e Atitude. O Conhecimento traz dados sobre o produto, relação com o cliente e o saber do que se trata. A Habilidade se dá com a técnica de venda e comunicação. Já a Atitude, tem o aspecto da personalidade do indivíduo e a vontade de fazer acontecer.
“Sabemos que o cliente é o foco central da loja, do lojista e da venda”. Sem ele, o negócio não faria sentido”, comentou. Mas Rafael salientou que vender por vender não vai fidelizar. Fazer a diferença depende de outros fatores. “Faça mais do que o básico, do que o é esperado. E um detalhe que faz a diferença. Olhe no olho enquanto fala, sorria, seja algo positivo no da daquela pessoa”.
Entre técnicas, dicas e histórias, o especialista fez uma provocação aos presentes. “Está com dificuldade de vender? Você precisa entender melhor o seu cliente, é preciso fazer mais perguntas, encontrar as necessidades dele”.
Fique ligado. Inscreva-se para o próximo Café com Lojistas clicando aqui.