Demanda eleva preços dos aluguéis na Capital

Os aluguéis estão mais caros em Porto Alegre. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis do Rio Grande do Sul (Secovi-RS), os preços médios de locação de imóveis residenciais tiveram variação de 2,45% em agosto. Já no total acumulado dos últimos doze meses, o estudo indica uma alta de 10,09% nos valores dos aluguéis. “Os preços subiram por que a oferta está menor em relação à procura”, explica Gilberto Koenig, vice-presidente de locações do Secovi-RS.

De acordo com a pesquisa do sindicato, em agosto deste ano houve uma diminuição de 0,67% no número de imóveis para aluguel. Na comparação com o mesmo mês em 2007, o estoque total teve queda de 7,98%, passando de 4.813 ofertas para 4.429 em agosto de 2008. A maior variação foi nos apartamentos semimobiliados, onde houve uma redução de 25% na oferta na Capital. Segundo Koenig, essa diminuição está ligada ao aumento da renda da população. “O setor imobiliário está saindo agora de um período de estagnação. Devido à estabilidade da economia e ao crescimento do PIB, mais pessoas estão conseguindo ter recursos para alugar uma moradia das famílias”, informa o vice-presidente.

As empresas do setor concordam com essa análise. “Houve épocas em que as pessoas procuravam dividir apartamentos para repartir o aluguel, mas hoje a tendência é de um crescimento do número de inquilinos que podem bancar sua independência”, afirma Alexandre Arruda, gerente de aluguéis da imobiliária Auxiliadora Predial, que tem uma carteira de cerca de 6,2 mil imóveis locados. De acordo com Arruda, a grande maioria das unidades que a empresa coloca no mercado é alugada em curto tempo. “Em torno de 80% dos 120 imóveis que disponibilizamos a cada mês é alugada em até 45 dias”, disse.

A maior parte da procura está concentrada em imóveis com garagem ou com estacionamento próximo. Outro motivo apontado pelo Secovi-RS para o aumento dos aluguéis foi a alta do Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM-M), que reajusta os valores dos contratos. Embora no mês de agosto o índice tenha sofrido uma queda de 0,32%, os preços ainda estão refletindo a alta acumulada dos últimos 12 meses, que chegou a 13,63%.

No entanto, conforme o dirigente, as perspectivas do setor são de que, em breve, a oferta de imóveis já esteja mais equilibrada em relação à procura, devido à finalização de novos empreendimentos imobiliários. “Grande parte dos prédios residenciais que estão sendo construídos em Porto Alegre são destinados para locação, e uma vez que eles estiverem disponíveis o mercado deverá ser reorganizado”, afirma Gilberto Koenig.