Desafio Sebrae incentiva novos empreendedores
O Desafio Sebrae 2009 – jogo virtual que transforma universitários em empreendedores – foi lançado ontem no Rio de Janeiro. Desde 2000, quando houve a primeira edição, a iniciativa já mobilizou 500 mil…
O Desafio Sebrae 2009 – jogo virtual que transforma universitários em empreendedores – foi lançado ontem no Rio de Janeiro. Desde 2000, quando houve a primeira edição, a iniciativa já mobilizou 500 mil acadêmicos brasileiros. Este ano, a expectativa é que 100 mil estudantes se inscrevam na competição. “”Em uma década, conseguimos disseminar a cultura empreendedora para centenas de milhares de pessoas””, salienta a coordenadora do business game, Carla Virgínia Lima.
Voltada a estudantes do Ensino Superior, a iniciativa simula as atividades de uma empresa real. Em 2008, o IPA – Centro Universitário Metodista foi a instituição de ensino do Rio Grande do Sul que colocou maior número de estudantes na disputa (640 concorrentes). “”O Desafio Sebrae é um jogo virtual que permite aos estudantes conhecer uma empresa na prática””, explicou o gerente de Marketing do Sebrae Nacional, Márcio Godinho, lembrando que, em 2009, os universitários irão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais. A estratégia, segundo ele, é fazer com que o empreendedorismo seja alternativa de carreira após a conclusão da graduação.
A 10ª edição do Desafio Sebrae prevê, além da produção, a abertura de uma loja, com desafios pertinentes ao comércio e serviços, incluindo exportação e importação. Os ambientes da empresa virtual estão inseridos em um software desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ. Embora o negócio seja fictício, as tomadas de decisões se baseiam em elementos reais do mercado. Este ano, a coordenação do jogo pretende introduzir na competição assuntos como internacionalização e crise econômica. Mais detalhes no site www.desafio.sebrae.com.br.