Desemprego é de 11,9% na Grande Porto Alegre

Taxa nacional foi a menor para o período desde 1998,

conforme DieeseEm seis regiões metropolitanas do país – Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo – a taxa de desemprego média é a menor do período desde 1998: 14,6% em julho ante o mês anterior. A informação consta da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões pesquisadas foi estimado em 2,933 milhões de pessoas, 34 mil a mais do que o apurado em junho. As ocupações geradas (119 mil) não foram suficientes para absorver a entrada de 153 mil pessoas no mercado de trabalho.

O número de ocupados nas seis regiões foi calculado em 17,123 milhões de pessoas, e a População Economicamente Ativa em 20,056 milhões. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, um contingente de 236 mil pessoas estava desempregado.

Esse número, de acordo com a PED, revela que a taxa de desemprego permaneceu estável, restringindo-se a 11,9% da população economicamente ativa. O nível de ocupação cresceu 0,6% no período.

Construção civil abre novos postos

A construção civil registrou um crescimento ocupacional de 10,3%, com um incremento de 9 mil postos de trabalho. O setor de serviços teve um aumento de 0,4%, com mais 4 mil ocupações. Na indústria a redução foi de 1,6%, com queda de 5 mil postos de trabalho, e o comércio registrou um decréscimo de 0,4%.

A pesquisa indicou ainda a elevação da renda pelo terceiro mês consecutivo. Estima-se que o rendimento médio cresceu 1,9% para o total de ocupados e 1,6% para os assalariados.

A renda dos assalariados (com e sem carteira) ficou em R$ 1.148, enquanto a dos ocupados (empregados, empregadores e autônomos) alcançou R$ 1.133.