Desemprego recua na capital gaúcha

A taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre recuou de 8,9% em julho para 8,7% em agosto. O dado foi divulgado ontem pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A taxa média em sete regiões do país (confira quadro abaixo) ficou em 11,9% em agosto, ante 12,4% no mês anterior. O contingente de desempregados foi estimado em 2,625 milhões de pessoas – 104 mil a menos do que em julho. Esse número é resultante da criação de 161 mil vagas, aliada à entrada de 57 mil pessoas no mercado de trabalho.

Conforme o estudo, o crescimento econômico está intensificando um movimento de formalização no mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses até agosto, a cada 10 vagas criadas nas sete regiões, nove foram com carteira assinada. No período, foram gerados 672 mil postos de trabalho formal, ante 56 mil sem carteira. No total, o número de trabalhadores com registro chega a 9,066 milhões.