Desoneração da folha de pagamento é comemorada pelo Sindilojas de Porto Alegre

A partir de abril, os empresários do comércio varejista pagarão menos pela contribuição da Previdência Social

O Ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou ontem (19) a desoneração da folha de pagamento para o comércio varejista. Esta medida concretiza uma das bandeiras do Sindilojas Porto Alegre, pois a partir de abril os lojistas pagarão menos pela contribuição da Previdência Social. Com esta decisão, o setor deverá contribuir com 1% sobre o seu faturamento no lugar dos atuais 20% sobre a folha de pagamento das empresas. Esta mudança tributária tende a beneficiar não só as empresas, mas também o consumidor, visto que esta redução de custos impacta no valor final do produto e favorece o consumo. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, este diferencial anunciado para o próximo ano é uma conquista especial para o mercado e para a entidade. “Lutamos pela redução das despesas para o lojista e estamos satisfeitos com esta medida, pois favorece o fluxo econômico, promove a qualidade no trabalho das empresas e seus funcionários, além de gerar satisfação nos clientes”, salienta Sielichow.

Com esta mudança, serão 22 ramos do comércio varejista com benefícios na desoneração das folhas de pagamento. Até o momento, o setor destina R$ 5,69 bilhões por ano de contribuição patronal ao INSS. Com a implementação do novo sistema, o valor será reduzido para R$ 3,98 bilhões.