Dia das Crianças gera aumento de 11% nas vendas do comércio de Porto Alegre

Na visão do presidente Arcione Piva, datas comemorativas devem ser aproveitadas pelo setor como um todo e não apenas por segmentos específicos.

O Dia das Crianças deste ano foi marcado por movimento intenso no comércio da Capital, com maior circulação de clientes comparado ao mesmo período de 2021. A informação foi relatada pelos lojistas para o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre nesta quinta-feira, 13. A data gerou um incremento de 11% nas vendas em lojas com produtos voltados aos pequenos. O percentual já era esperado pela Entidade a partir de levantamento prévio, feito com consumidores, sobre intenção de compra.

O dado, segundo Arcione Piva, presidente da Entidade, pode ter refletido também no comércio em geral. “Ainda que o Dia das Crianças seja uma data voltada para os pequenos receberem presentes, acaba gerando o que chamamos de compra por impulso, já que são os adultos que vão às compras. Portanto, acreditamos que os lojistas que souberam aproveitar a ocasião com ações diferenciadas, ainda que de segmentos diversos, também puderam sentir um impacto positivo”, analisa.

Bonecas, camisetas e tênis

Entre os produtos mais comprados para o Dia das Crianças, os tradicionais lideraram: no segmento de brinquedos, bonecas (76,5%), jogos (47,1%) e carrinhos (41,2%); nas lojas de vestuário, camisetas (37,5%), conjuntos (27,5%) e bermudas (25%); no segmento de calçados, tênis (66,6%), sandálias (53,3%) e sapatilhas (20%). O tíquete médio ficou em R$ 214 por presente.

Mais da metade dos lojistas (57%) ouvidos pela pesquisa afirmou ter vendido tanto na loja física quanto online. Os que venderam apenas na loja física correspondem a 42% e quem vendeu somente online representa 1%. Para os que venderam online, o WhatsApp foi o meio mais utilizado, com 58,6% das vendas feitas pelo aplicativo. O e-commerce foi o segundo canal que mais vendeu, com 37,9%, e o Instagram surgiu na sequência, com 3,4%. Quanto ao formato de pagamento mais utilizado nas compras online, o PIX ficou em primeiro lugar, com 67,2%, seguido do link de pagamento, com 62,1% (respostas múltiplas).

Já nas lojas físicas, 75% dos presentes foram pagos no cartão de crédito parcelado e 16% no débito. Diferentemente das compras online, o PIX foi usado em apenas 3% das operações, mesmo percentual dos que compraram no crediário parcelado. Outros 2% dos clientes optaram por pagar no cartão de crédito em uma vez e 1% em dinheiro.

Mais promoções do que brindes

Como estratégia para atrair mais vendas durante o período, 61% dos lojistas afirmaram que apostaram em promoções. Houve, ainda, uma parcela de 22% que focou na decoração da vitrine para chamar mais clientes. Os que ofereceram descontos correspondem a 17% e os que realizaram a distribuição de brindes somam 12%. Esta última ação foi destaque na pesquisa de intenção de compra realizada previamente à data. Naquela sondagem, o dado apareceu como o maior diferencial para os entrevistados na hora de decidir pelo local de compra.

O resultado completo da pesquisa está disponível, em um infográfico, clicando aqui