Dia das Crianças: quase metade dos comerciantes da Capital aumentaram ou mantiveram as vendas
Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre revelou que a expectativa de faturamento foi de acordo com o esperado para 39%.
De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA, quase metade dos respondentes, representantes do comércio da Capital, afirmaram ter vendido mais ou de forma igual à data do último ano. Isso porque segundo os dados obtidos, 29% mantiveram a média de vendas de 2022, e 20% disseram ter aumentado seus resultados.
A parcela que respondeu que diminuiu as vendas no Dia das Crianças em 2023 ficou em 33%. Sobre este último dado, as justificativas mais citadas por esses que disseram ter vendido menos, são, em ordem, as seguintes:
Crise financeira (36,4%)
Clima, muita chuva (27,4%);
Moderação para comprar (9,0%);
Pessoas sem dinheiro (9,0%).
Quanto ao valor do ticket médio, os lojistas entrevistados relataram ter ficado em torno de R$ 220,00. Outro aspecto que a pesquisa não deixou de fora é sobre a época de maior movimento de compras. Os consumidores deixaram para última hora a compra dos presentes, sendo o período mais citado a véspera do Dia das Crianças, com 71,0% das respostas. Em seguida aparecem a semana anterior à data (18,0%) e o Dia das Crianças (9,0%). Os consumidores que se anteciparam e compraram cerca de quinze dias antes foram apenas 2,0%.
Forma de pagamento mais usada pelo consumidor
Perguntados sobre qual a forma mais utilizada pelo cliente para pagamento, o resultado foi o seguinte:
Físico x online
Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 56,0% mencionou que vendeu exclusivamente em lojas físicas. Outros 44% citaram que a venda se deu em ambos os locais. Entre os canais online, os sites da loja estão à frente com 72,7%. Em seguida aparecerem WhatsApp, com 25,0%, e o Instagram, com 2,3%.
Quanto à forma de pagamento utilizada por aqueles que efetuaram compras online, a pesquisa indicou os seguintes dados:
Link de pagamento: 84,1%
Pix: 25,0%
Cartão de Crédito: 2,3%
Transferência eletrônica/bancária: 2,3%
Veja o infográfico completo abaixo:
Na análise do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, “ainda que um terço de quem respondeu a pesquisa tenha citado que as vendas foram abaixo em relação ao ano de 2022, tivemos um resultado sem prejuízos para 29,0% e com aumento das vendas para 20,0% dos comerciantes”. Para ele, “os números quanto às vendas foram conforme o esperado, considerando que tivemos um momento atribulado de movimentação no comércio devido à instabilidade climática”, analisou. Além disso, as chuvas na véspera da data foi outro fator que, na visão de Piva, atrapalharam um pouco a movimentação. “Ainda assim, com todos estes contratempos, quase metade dos lojistas aumentaram ou mantiveram as vendas nesta data comemorativa”, ressaltou.
Baixe o infográfico aqui.