Dia das Mães deve movimentar R$ 79 milhões no comércio de Porto Alegre

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre com consumidores da Capital indica que o Dia das Mães em 2014 será de crescimento em vendas em relação a 2013. A expectativa é de que o volume de vendas cresça 8% na comparação com a data no ano passado, resultando em incremento de R$ 79 milhões no varejo da cidade.

“A maioria dos consumidores não deixa de comprar presente para as mães, então a data continua sendo o segundo momento mais importante do ano em vendas e sempre apresenta crescimento, independente da conjuntura econômica. É a ocasião perfeita para as lojas investirem nos diferenciais de relacionamento com o cliente, que atualmente são decisivos para qualquer marca do varejo”, afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

“O varejo está na expectativa de uma recuperação com o Dia das Mães. É a oportunidade de melhorarmos o desempenho das vendas já que o primeiro trimestre que não foi muito positivo. A troca de estação também deve ser um fator impulsionador das compras, especialmente no setor de roupas e calçados. E conforme aponta a pesquisa, os lojistas que investirem em decoração, bom atendimento, variedade de produtos e boas condições de pagamento terão vendas ainda mais potencializadas”, avalia o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.

Quem será presenteada

Dos 400 consumidores entrevistados, 65,8% pretendem presentear no Dia das Mães, sendo que 74% deles comprarão presentes para as mães, 22,5% para as esposas, 11,5% para sogras e 6,8% para irmãs. Tias, avós, madrinhas e madrastas somam 9,4% das respostas.

Quem compra

A maioria das mães entrevistadas relatou ganhar presentes de seus filhos (57,8%) enquanto 38,8% afirmou ganhar presentes de seus esposos ou companheiros. Neste ano, apenas 16,3% das entrevistadas afirmaram comprarem presentes para si mesmas.

O que vão ganhar

Das entrevistadas que são mães, 19,6% responderam que gostariam de ganhar itens de perfumaria como presente. Calçados (17,8%) e roupas (11,7%) aparecem em seguida na preferência delas. Porém, o vestuário continua sendo a opção de presente preferida para a maioria dos respondentes, em quase todas as ocasiões. Os que vão presentear mães, sogras, irmãs e avós devem escolher alguma peça de roupa (cerca de 34,4%), enquanto que as esposas deverão ganhar calçados e as tias, madrinhas e madrastas, itens de perfumaria.

Investimento no presente

Em relação ao número de presentes, 62,4% dos entrevistados afirmaram terem a intenção de comprar um presente, 28,3% pretendem comprar dois itens e 9,3% darão três ou mais presentes para as mães. O ticket médio das compras para a data deve ficar em R$ 153,42, sendo que 25,6% dos consumidores relatou que pretende investir de R$ 100 a R$ 150. Diferente de 2013, em que a maioria dos respondentes relatou que pretendia gastar, em média, R$ 142 com as compras para o Dia das Mães e que apenas 5,8% desejavam comprar mais de três presentes.

Pagamento

Como em anos anteriores, a maioria dos entrevistados pretende realizar o pagamento de suas compras à vista em dinheiro (64,8%). Em seguida aparecem as opções à vista no cartão de crédito (16,3%) e a prazo no cartão de crédito (12,5%). Débito à vista é a quarta opção de pagamento mencionada pelos consumidores, com 5,8% das respostas e os cartões das lojas, crediários e cheques aparecem na pesquisa com apenas 2,3% da preferência. Um dado novo que aparece no estudo deste ano é sobre quem realiza o pagamento dos presentes. 97,5% dos entrevistados afirmaram eles mesmos realizarem o pagamento das compras, sendo que, destes, 52,4% são mães.

Quando e onde vão comprar

A semana anterior ao Dia das Mães e a véspera são, novamente, os períodos preferidos para a compra dos presentes, com 63,3% das respostas. O domingo ainda vai contar com 2,5% dos entrevistados saindo às compras e apenas 34,8% do total de entrevistados deve se prevenir comprando o presente até duas semanas antes da data. As lojas de rua aparecem como local preferido de compra por 55,8% dos consumidores, seguidas pelas lojas de shopping com 43,5% e a internet com 1,8%.

Motivações

Perguntados sobre questões que os ajudam na hora de escolher os presentes, os consumidores relataram que as maiores motivações vêm com a proximidade da data, as propagandas nos meios de comunicação e as decorações nas lojas. Perguntar para a mãe o que ela gostaria de ganhar ainda é o meio utilizado por 34,5% dos entrevistados para acertar na compra. Bom atendimento, promoções, variedades de produtos e condições de pagamento são os fatores mais importantes para os consumidores entrevistados na hora de decidir o que e onde comprar.

A pesquisa de intensão de compras para o Dia das Mães foi realizada entre os dias 22 e 25 de março com 400 moradores do município de Porto Alegre, de ambos os sexos e diferentes classes sociais, pelo Instituto Methodus.