Dia de grandes nomes do mercado falando sobre negócios e varejo na NRF

Líderes trazem modelos de sucesso; erros na trajetória também são citados

A NRF 2023 segue neste segundo dia de palestras cheias de conteúdos e insights, trazendo aos palcos diferentes modelos de lideranças e experiências.

Uma das estrelas do dia, Simone Biles, condecorada por suas atuações em campeonatos mundiais e olímpicos de ginástica, se aposentou e agora é empreendedora.

Na sua apresentação, Biles contou como sua experiência como atleta ajuda nas investidas comerciais. Determinação e uma mentalidade forte foram lembradas pela ex-atleta. Disposta a apoiar e empoderar as mulheres, largou a marca na qual estava atrelada há anos, e se uniu a uma menos famosa, mas que se alinhava às ideias de Simone. Athleta, marca que agora faz parceria, cria roupas confortáveis e inclusivas para mulheres.

Ao longo da conversa, temas que tratam o fracasso como maneiras de alcançar o sucesso, o estabelecimento de metas para acompanhar progressos e, fazer algo onde se vê propósito, deu o tom do bate-papo. E a relação desses assuntos com o varejo? Muitos! Entre eles, a determinação, citada anteriormente, algo muito valioso no varejo, pois as constantes mudanças no mercado, concorrência e dificuldades econômicas, pedem esta qualidade. Outro ponto são as falhas que acontecem pelo caminho, e em cima delas, se fortalecer, aprender e acertar.

Valorização e pertencimento

Em um dos painéis mais esperados do dia, Brian Cornell, CEO da Target, trouxe ao palco quatro mulheres, todas líderes de diferentes setores da empresa. O papo foi sobre o futuro da liderança do varejo e como a cultura pode ser usada como um guia para a tomada de decisões estratégicas de negócios para impulsionar o crescimento e o sucesso a longo prazo.

Na conversa, o termo comunidade foi discutido e pensado na melhor forma das empresas trazerem valor ao local onde está inserida. Relacionamento, alegria e escuta foram expressões usadas para mostrar o quão é valorizada a questão do pertencimento ao local e sua cultura. Para Alexis Sheppert, vice-presidente da Target, “é preciso compreender e se envolver com as caraterísticas e necessidades dos locais onde as lojas estão estabelecidas. Esse pertencimento é o que vai aproximar a equipe e a marca dos consumidores”

Por fim, o painel forneceu estratégias práticas para criar e manter uma cultura positiva e inclusiva em uma organização, destacando a importância do monitoramento contínuo, feedback e melhoria da cultura em uma organização.

Foco no consumidor

Na sequência do segundo dia de feira, foi a vez da conversa entre o CEO da Lowe’s, loja do setor de materiais de construção, Marvin Ellison, com o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.

Sob o tema “O visionário de 2023”, a fala de Marvin Ellison focou nos produtos e serviços que cada cliente precisa para os projetos pessoais de suas casas, e o quanto era importante para a Lowe’s evoluir para se tornar uma empresa de classe mundial, centrada no consumidor.

Para isso, Ellison trouxe alguns argumentos que tem como pontos centrais, “um núcleo de pessoas confiáveis ao seu redor, assumir desafios que ajudem a demonstrar habilidades do time e identificar e promover líderes que demonstrem comportamentos essenciais, como entregar resultados, aprender continuamente, cuidar dos clientes, agir e ser corajoso”.

Outros destaques da conversa focam na transparência com o cliente, no fornecimento de produtos que atendam às necessidades de quem compra e fornecer feedback e melhorar a cultura de uma organização.

Confiança como ponto central

Jason Buechel, CEO da Whole Foods, rede de supermercados americana que comercializa produtos naturais e orgânicos, trouxe ao palco temas relacionados à empresa e ao varejo.

Comentou sobre os desafios da escassez na força de trabalho e como as empresas lidam com isso na hora do recrutamento, e na criação de um ambiente de trabalho positivo para os colaboradores. “Estamos focados no crescimento e na felicidade dos membros da empresa, melhorando seus desempenhos gerais e da empresa”, contou Buechel.

O CEO da empresa também destacou que a sua marca é construída com base na confiança dos clientes e como ela é um elemento-chave de sua estratégia de negócios. “Temos uma política de tolerância zero para fornecedores que não atendem aos seus padrões de qualidade. Investimos US$ 40 milhões para ajudar os fornecedores a cumprir o programa”, afirmou.

Uma preocupação levantada por Jason Buechel foi estado atual e o futuro do varejo, incluindo o impacto da pandemia no setor, mudanças no comportamento do consumidor e como as empresas estão e vão se adaptar a essas mudanças.

Para enriquecer ainda mais o dia, Andrea Bell, da WGSN – empresa de previsão de tendências – abriu o seu discurso discutindo o impacto das questões globais na confiança e na felicidade do consumidor, bem como os desafios econômicos e políticos que estão sendo enfrentados atualmente.

A vice-presidente da empresa falou da importância de ter uma equipe “Black Swan”, que é uma equipe especializada em planejamento de cenários difíceis e previsão de possíveis eventos futuros. “Empresas que contaram com essas equipes conseguiram sobreviver e até prosperar durante a pandemia, pois já haviam se planejado para tal evento”, comentou.

Outra questão levantada por Bell foi a crescente importância da sustentabilidade nos gastos do consumidor e a necessidade das empresas se concentrarem em centros regenerativos, assim como a “adoção de uma mentalidade em plena atividade, para se manter competitivo em um mundo de constantes mudanças”.

Para o Sindilojas Porto Alegre, a presença da marca na comunidade e o espaço que há para o digital e o físico foram momentos relevantes do dia na NRF 2023. Segundo Tarcísio Pires, vice-presidente da Entidade “o dia foi de assuntos muito interessantes, e um deles foi a certeza da força do digital, mas sem esquecer – e isso foi relatado aqui na NRF – a presença na loja física, com foco na experiência e jornada do cliente, e claro, o contato entre o produto e o consumidor, o sorriso do vendedor que ainda faz a diferença”, relatou.

Paulo Penna Rey, vice-presidente de Comunicação e Marketing, trouxe o relato de como as marcas se comprometem em sua localidade. “Os conteúdos das palestras neste segundo dia me chamaram atenção, mas em especial a da Lowe’s, com a sua preocupação em tratar bem seus colaboradores e consumidores, interagindo com a comunidade e investindo na revitalização do local, um bem comum a todos”.

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