Dia de trocas no comércio

Depois da correria para a compra do presente das crianças, ontem foi o dia de muitos voltarem às lojas para a troca de produtos. Tudo por conta de itens que não serviram ou estavam com defeito. Foi o…

Depois da correria para a compra do presente das crianças, ontem foi o dia de muitos voltarem às lojas para a troca de produtos. Tudo por conta de itens que não serviram ou estavam com defeito. Foi o tradicional dia de troca no comércio da Capital. Embora nada comparado ao Natal, por exemplo, segundo os lojistas, alguns registros foram feitos.

“As trocas são inevitáveis”, salientou Claudinei Vaz, gerente de uma loja de brinquedos, localizada na Rua dos Andradas. Segundo ele, é uma prática do estabelecimento fazer a troca, desde que seja apresentada a nota fiscal. É importante lembrar que os comerciantes só são obrigados a trocar produtos com defeito, com alguma falha na qualidade ou que não funcionam, no caso de eletrônicos. Mas a maioria acaba fazendo também a troca de numerações, cores e modelos. “Na troca, temos a oportunidade de fazer uma venda agregada. É uma boa prática para o comércio”, ressaltou o gerente de uma tradicional loja de material esportivo, localizada no Centro, Antônio Cezar. O maior movimento nessa loja foi o de consumidores que queriam trocar tênis e camisetas. O coordenador executivo do Procon de Porto Alegre, Omar Ferri Junior, lembra que em caso de defeito no item adquirido, o prazo para resolver o problema é de 30 dias.
Nos casos de compras feitas pela Internet, telefone e em casa, as regras mudam. A devolução ao fornecedor pode ser efetuada em sete dias, ainda que não tenha nenhum defeito. Ferri explica que o consumidor estará agindo dentro do seu direito de arrependimento. O Procon alerta o consumidor para que na hora da compra exija a nota fiscal e o cartão de troca. Ele pode precisar apresentar a nota ao Procon para fazer valer o seu direito, já garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais