Dia dos Namorados deverá injetar R$ 174 milhões na economia de Porto Alegre

Pagamento à vista em dinheiro segue à frente, mas a diferença para a 2ª opção diminui

O Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento com consumidores de Porto Alegre para entender a intenção de compra para o Dia dos Namorados.

Segundo a pesquisa, os itens mais desejados pelas pessoas neste ano são cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 23,5% das citações, ultrapassando a opção roupas, que agora aparece com 19,8%, – no ano de 2022 essa opção liderava com 27,7% -.  Em seguida, jantar/almoço vem com 13,1%.

Mas há uma mudança na comparação sobre o que os consumidores pretendem dar. Se no quesito o que se deseja receber o item roupas está na segunda colocação, aqui ele retoma o protagonismo. Neste caso, roupas estão no topo da lista, com 30,3%, seguido por perfumaria/cosméticos/produtos de higiene, 24%, calçados, 11,4% e flores, 8%.

Entre as opções de quem será agraciado, Esposa(a) /Companheiro(a) lidera com folga, com 62,9%. Namorado(a) (31,7%), ficante (3,4%) e a si mesmo (3,1%) aparecem na sequência.

A pesquisa mostrou ainda que conhecer o gosto do presentado é o que mais ajuda na escolha pelo item. Essa opção lidera com 55,4%, frente a 47,7% do ano passado. Preço (39,1%), e o que a outra pessoa esteja precisando (37,7%) fecham o top 3 de 2023.

De acordo com os resultados, a projeção financeira para a data é que seja injetado cerca de R$ 174 milhões na economia, 6,8 % a mais do que no último ano. Já o ticket médio deve ficar em torno de R$ 211,12 por pessoa.

Formas de Pagamento

O consumidor porto-alegrense segue elegendo o pagamento à vista em dinheiro como a forma mais comum para a compra. Se em 2022 liderava com 37,7%, neste ano segue à frente, mas com 35,7%. O pagamento em cartão de crédito parcelado teve um aumento substancial. Pulou dos 19,1% para 31,4%, refletindo a situação econômica e o endividamento das famílias. A opção à vista no cartão de débito (20%), à vista no Pix (18,6%) e cartão de crédito em 1x (9,1%) fecham a lista dos 5 mais citados.

 

Lojas de rua seguem como as preferidas

De acordo com o levantamento do Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre, os respondentes preferem realizar as suas compras em lojas de rua (49,7%), à frente de lojas em Shopping (49,1%) e o e-commerce (16%).

Já para quem fez a escolha pela compra de forma online, o site da loja foi o mais votado, com 55,2%. Esta opção no ano passado correspondeu a 64,8%. Os demais canais de compra online votados foram: App (44,8%), WhatsApp e Instagram (5,2%) e Facebook (3,4%).

Demais dados:

Época das compras:

Semana anterior ao Dia dos Namorados: 46,6%

Véspera do dia: 24%

No dia: 19,4%

Você estaria disposto a pagar mais por produtos sustentáveis ou por produto em lojas que tenham embalagens sustentáveis:

Sim: 72,7%

Não: 26,4%

Não sabe: 0,8%

Ticket médio do presente por classe:

D/E – R$ 88,44

C – R$ 141

B – R$ 284,50

A – R$ 498,80

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre lembra que as boas perspectivas de vendas se devem também pelo clima, e por isso a expectativa do frio mexe com o comércio. “O Dia dos Namorados traz um bom movimento ao comércio, ainda mais que a época desta data comemorativa é próxima da entrada da estação mais fria do ano. O comércio tem seu fluxo normal de vendas, mas dependendo do segmento, essas datas são um reforço comemorado pelos varejistas”, comentou.