Dia dos Namorados deverá injetar R$ 231 milhões na economia de Porto Alegre
Pagamento via cartão de crédito parcelado é a forma preferida dos consumidores
O Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento com consumidores de Porto Alegre para entender a intenção de compra para o Dia dos Namorados.
Segundo a pesquisa, os itens mais desejados pelas pessoas neste ano, assim como foi no último levantamento, são cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 40,3%. Também em alta nos pedidos estão as opções roupa, com 27,9% e calçados, com 16,2%. Jantar/almoço (6,5%) e viagens (1,5%) aparecem como opções, mas perderam espaço.
Já, quando perguntados sobre o que vão dar de presentes, os consumidores responderam que devem escolher roupa e/ou perfumaria/ produtos de higiene e cosméticos, ambos com 29% das citações. Calçados e flores são opções de presentes para 10,8% dos respondentes.
A pesquisa mostrou ainda que conhecer o gosto do presentado é o que mais ajuda na escolha pelo item. Essa opção lidera com 64,8%, frente a 55,4% do último levantamento, em 2023. A qualidade do produto (52%), preço (38,8%) e saber o que a pessoa realmente está precisando (32,8%) vem em seguida.
De acordo com os resultados, a projeção financeira para a data é que seja injetado cerca de R$ 231 milhões na economia. Já o ticket médio deve ficar em torno de R$ 280,90 por pessoa.
Formas de Pagamento
O consumidor porto-alegrense disse preferir efetuar o pagamento via cartão de crédito parcelado (32%). À vista no Pix vem com 29,3% das respostas e à vista no cartão de débito, 19,5%.
Lojas de rua seguem como as preferidas
De acordo com o levantamento, os respondentes preferem realizar as suas compras em lojas de rua (57%5%), à frente de lojas em Shopping (45,5%) e o e-commerce (19,5%).
Já para quem fez a escolha pela compra de forma online, o site da loja caiu para a 2ª posição da lista, em relação ao último levantamento. Agora a opção que lidera é a compra através do App (84,6%). Os demais canais de compra online votados foram: WhatsApp e Instagram (5,1%)
Demais dados:
Quem será presenteado:
Esposo(a): 60,5%
Namorado(a): 30%
Ficante: 5%
Amante: 0,3%
Época das compras:
Semana anterior ao Dia dos Namorados: 43,3%
Quinze dias antes da data: 28,5%
Véspera do dia: 16,3%
Você estaria disposto a pagar mais por produtos sustentáveis ou por produto em lojas que tenham embalagens sustentáveis:
Sim: 61,1%
Não: 32,1%
Não sabe: 6,9%
Em relação a sua última compra para o Dia dos Namorados, você pretende gastar:
Igual: 33,5%
Mais: 33%
Menos: 27%
A compra em um comércio local será alvo da sua preferência:
Sim: 81,3%
Não: 16%
Não soube responder: 2,7%
Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre lembra que a data é bem próxima ao início oficial do inverno, e como as roupas sempre são opção para muita gente, isso interfere positivamente nas vendas. “O Dia dos Namorados traz um bom movimento ao comércio, sim”. “O ramo do vestuário é um dos buscados pelos clientes, e a troca de estação traz esse incremento nas vendas”, comemora o presidente da Entidade, sem esquecer de que há outras áreas do setor que leva gente às lojas.
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