Dia dos Namorados deverá movimentar R$ 163 milhões em Porto Alegre

Além de produtos, pesquisa do Sindilojas Porto Alegre identificou o aumento na intenção de presentear com experiências fora de casa.

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento com consumidores da Capital, em que prevê o aumento de 15% na movimentação financeira relacionada ao Dia dos Namorados. Cerca de R$ 163 milhões devem ser injetados na economia com a data, conforme intenção de compra dos porto-alegrenses. O montante, se considerada a inflação do período, é semelhante ao divulgado no ano passado, de R$ 142 milhões. O ticket médio deve ficar em torno dos R$ 204 e o gasto médio por pessoa nos R$ 248.  Mais comemorações fora de casa  A pesquisa identificou que o primeiro Dia dos Namorados pós-pandemia provocará uma procura maior por restaurantes, hotéis e motéis em Porto Alegre. A sondagem revelou queda de 68,6% para 60% na intenção de comemorar em casa e o aumento de 17,7% para 27,4% em relação a quem pretende almoçar ou jantar fora. A procura por hotéis/motéis também deve crescer, de 4% para 10,9%. A intenção de presentear com almoço ou jantar apareceu no terceiro lugar das respostas, com 12,3%. E os porto-alegrenses que pretendem viajar, de acordo com a sondagem, correspondem a 3,1%.  Quem pretende presentear com produtos deverá buscar por itens tradicionais: roupas (26,6%), perfumes/cosméticos/produtos de higiene (18,9%), flores (11,1%) e/ou chocolate (7,7%). Nessa lista, o destaque ficou por conta da queda na intenção de compra de eletroportáteis, que este ano apareceu com apenas 1,4%, diferença de 3.2 pontos percentuais para os 4,6% verificados em 2021. Os indecisos, que ainda não sabem o que vão comprar, somam 12,3%, o que corresponde a 6.9 pontos percentuais a mais que no mesmo período do ano passado. Os casais parecem estar bem alinhados, já que as respostas sobre o que pretendem comprar vão ao encontro do que os presenteados gostariam de ganhar.  Mais compras realizadas na loja física  Na mesma linha das experiências fora de casa está a forma e o local escolhido para comprar os presentes. A procura por lojas físicas deverá crescer, com destaque para o comércio de rua, que deverá receber 47,7% das pessoas. Em 2021, esse dado correspondeu a 34,3%. As lojas de shopping devem ser a escolha de 44,6% dos consumidores, leve queda comparada ao ano passado, quando esses lugares foram a escolha de 49,4% dos compradores. As compras via e-commerce (internet ou redes sociais) deverão ser menores desta vez, com 15,4% das intenções para 30,9% em 2021. Menos presentes parcelados  Em relação ao meio de pagamento, a pesquisa identificou que as pessoas que pretendem comprar parcelado correspondem a uma parcela menor este ano: 19,1% deverá usar o cartão de crédito parcelado. No Dia dos Namorados passado 31,4% manifestaram essa opção. As compras à vista em dinheiro devem somar 37,7% e no cartão de débito 27,4%. O cartão de crédito em uma vez deverá ser a escolha de 13,7% dos consumidores da Capital, mesmo percentual de quem deverá utilizar o Pix à vista. Compras a prazo no cartão da loja/crediário deverão corresponder a 4%, à vista no cheque a 0,3%, percentual igual ao de quem pretende usar o Pix parcelado Outras curiosidades  O tema “amor-próprio” também chamou a atenção nesta pesquisa. Na pergunta “quem será presenteado no Dia dos Namorados”, mais pessoas afirmaram que pretendem se autopresentear, com aumento de 9.4 pontos percentuais, de 0,9% em 2021 para 10,3% desta vez. Outra análise interessante foi o crescimento na intenção de comprar presente para ficante, que subiu 6.6 pontos percentuais, de 2,3% em 2021 para 8,9% agora.  A pesquisa completa pode ser conferida em um infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa: clique aqui para acessar.