Dia dos Namorados: PIX foi o pagamento mais utilizado nas compras online na Capital

Segundo pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, as vendas pelos canais digitais foram realizadas em mais de um terço do comércio local.

Foto: Alex Rocha_PMPA

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento para verificar os resultados do Dia dos Namorados no setor varejista. A sondagem revelou que, apesar da queda de cerca de 30% comparada à 2019, conforme avaliação dos lojistas da Capital, a data foi um medidor interessante sobre o comportamento de consumo dos porto-alegrenses e das próprias lojas.

Assim como identificado na pesquisa de intenção de compra realizada com os consumidores, divulgada previamente à data, 33% dos lojistas afirmaram vender tanto no online quanto no físico. O dado, segundo o presidente da entidade, Paulo Kruse, pode ser analisado de duas formas. “Identificamos que, este ano, as pessoas estão mais adeptas a comprar pelos canais digitais e que as lojas também estão aderindo mais a essa modalidade de venda. É uma questão de aumento de demanda para os demais varejistas se adaptarem”, acredita. WhatsApp (78%), site da loja (12,5%) e Instagram (9,4%) foram os canais mais utilizados para as vendas no digital. Ainda assim, 64% dos lojistas entrevistados disseram que venderam apenas presencialmente.

No online, o PIX foi o principal meio de pagamento dos presentes, utilizado pelos consumidores em 78% dos locais. Nas lojas físicas, a pesquisa revelou que a grande preferência foi pela compra parcelada, somando 80% do total. As vendas à vista representaram 20%, sendo cartão de débito 12,2%, dinheiro 5,6% e PIX apenas 2,2%.

A sexta-feira, véspera da data, e o próprio Dia dos Namorados foram, respectivamente, os dias de maior movimento no comércio de Porto Alegre.