Dia dos Pais deve injetar R$ 45,4 milhões no comércio da Capital
Pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre aponta crescimento de 10,61% em relação às vendas de 2012.
O Dia dos Pais, no segundo final de semana de agosto, deve trazer um…
Pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre aponta crescimento de 10,61% em relação às vendas de 2012.
O Dia dos Pais, no segundo final de semana de agosto, deve trazer um incremento de R$ 45,4 milhões para o varejo de Porto Alegre. Uma pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e da CDL Porto Alegre mostrou uma alta de 10,61% em relação às expectativas do ano passado, que girou em torno dos R$ 41 milhões. O otimismo é justificado pela maior intenção de presentear e o aumento do tíquete médio por presente.
Este ano, a pesquisa revelou que os filhos estarão mais generosos. Pelo menos 61,5% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presente para seus pais. O índice é 6,3 pontos percentuais maior do que o de 2012 (que era 55,2%). O valor médio destinado para presente também deu um salto: passou a R$ 122,10 em 2013, contra os modestos R$ 83,14 do ano passado.
Roupas e calçados seguem liderando a lista dos presentes preferidos tanto para quem vai presentear quanto para quem vai receber a lembrança. Pelo menos 57% da intenção de compra está no setor de vestuário – e, dentro desse grupo, 47,7% pretendem adquirir camisas. Calçados aparecem em segundo lugar da intenção de compra, com 8,9%. Já entre as preferências de qual presente receber, eletrônicos aparece em segundo lugar, com 16,5%.
“Esta é mais uma boa oportunidade para o varejo recuperar os prejuízos que o comércio teve em junho e julho. Nas datas comemorativas os lojistas podem aumentar as vendas e encantar os clientes”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
“A onda de frio desta segunda quinzena de julho e início de agosto deve impulsionar ainda mais as vendas, gerando otimismo entre os lojistas para a data”, afirma o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.
A pesquisa foi realizada pela Rohde & Carvalho. Foram ouvidas 400 pessoas nas ruas e shoppings da Capital, entre os dias 13 e 17 de junho.