Dia dos Pais deverá injetar R$ 163 milhões na economia de Porto Alegre

Ticket médio dos presentes ficará em torno dos R$ 215, segundo pesquisa de intenção de compra realizada pelo Sindilojas POA.

Intenção de presentear com almoço ou jantar cresceu entre os consumidores de Porto Alegre.

A semana que antecede o Dia dos Pais deverá ser a de maior movimento no comércio da Capital. De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre, a data deverá movimentar R$ 163 milhões, principalmente com a compra de presentes tradicionais, como roupas (38,9%), perfumes (16,6%) e calçados (10,9%), mas também por meio de programações, como almoço e jantar (4,6%). A intenção de presentear com esse tipo de experiência, inclusive, foi um dos destaques da sondagem, já que no ano passado essa opção foi citada por menos de 1% dos entrevistados. O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 215 e, considerando todas as compras com a data, o gasto médio deverá ser próximo aos R$ 250 por consumidor.

Ainda sobre o que as pessoas pretendem comprar, apareceram na lista, além das opções já citadas:

Bebidas (cerveja artesanal/vinho/espumante): 8,9%

Acessórios: 8,6%

Artigos esportivos: 7,1%

Utensílios domésticos/churrasco: 4,6%

Livros, chocolates e eletroeletrônicos apareceram empatados, com 2,6% das intenções. Vale-presente, jóia/relógio e cesta de presente vieram na sequência, com 2%. Artigos de decoração foram citados por 1,4% das pessoas. Já os consumidores que devem comprar outros produtos representam 5,7% e os indecisos 7,4%.

Benefícios e vantagens para atrair os clientes

O Sindilojas POA também perguntou aos consumidores como as lojas podem ajudar a escolher o presente para o Dia dos Pais. Para 46,6% deles, oferecer brindes pode ser um fator decisivo na hora de comprar. Para 44,3%, saber que a loja oferece benefícios para pagar. Para 21,4%, oferecendo cashback. Com percentual menor, apareceram, ainda, nessa lista de respostas múltiplas: para 19,4%, por meio de sorteios, para 16%, ajudando a inovar no presente, e para 10,3%, dando a opção de cartão-presente.

Mais lojas de rua, menos compras por WhatsApp

A intenção de realizar a compra no comércio de rua foi apontada pela grande maioria 53,1%, das pessoas ouvidas no levantamento. Já as lojas de shopping devem receber o segundo maior movimento, sendo a escolha de 42,9% dos consumidores. Quem pretende comprar online, por e-commerce ou redes sociais, representa 15,1%, sendo que desta fatia: 50,9% devem comprar via sites, 39,6% por aplicativos, 18,9% pelo Facebook, 9,4% pelo Instagram e somente 3,8% pelo WhatsApp. No ano passado, o percentual de pessoas que tinha a intenção de comprar pelo Whats foi de 19%.

A queda do uso do WhatsApp para a finalidade de compras, segundo análise do presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, pode ser relacionada especialmente com o intenso retorno às atividades presenciais, hábito deixado de lado durante a pandemia. No entanto, a falta de mão de obra qualificada para atender por esse tipo de canal é outra possível razão. “A dificuldade de encontrar profissionais com habilidades para vender online é um relato recorrente dos lojistas. Por esse motivo, o Sindilojas POA oferece diversos cursos de capacitação, que podem ser procurados tanto por pessoas físicas quanto pelas empresas, no intuito de qualificar seus colaboradores”, adverte.


Pagamento à vista lidera as intenções

A forma de pagamento que deverá ser escolhida foi outro dado levantado pela pesquisa, que identificou que 69,7% das compras devem ser pagas à vista neste Dia dos Pais. Deste percentual, 36,9% devem representar o pagamento à vista em dinheiro, 23,4% à vista no cartão de débito, 9,1% à vista no PIX e 0,3% à vista no cheque. Já as demais formas correspondem a: 24,6% devem pagar no cartão de crédito parcelado, 9,4% no cartão de crédito em 1x, 8,6% a prazo no cartão da loja ou crediário.

A pesquisa completa pode ser conferida nesta terça-feira em um infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa, neste site. A agenda de cursos e eventos de capacitação oferecidos pela Entidade também pode ser acessada aqui. As capacitações podem ser realizadas por profissionais do varejo e de outros setores, associados e não associados ao Sindilojas POA.

 

Acesse aqui a pesquisa completa.