Dia dos Pais deverá injetar R$ 190 milhões na economia de Porto Alegre

Em relação a 2022, quase metade dos entrevistados pretende gastar mais na data

Cerca de 40% dos respondentes pretendem gastar mais na compra do presente para o Dia dos Pais de 2023 em relação ao ano passado. Esse é um dos vários dados que o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra sobre a intenção de compra do Dia dos Pais na capital gaúcha. É esperado um movimento de R$ 190 milhões, principalmente na compra dos tradicionais presentes como roupas (44,8%), cosméticos, perfumaria e produtos de higiene (15,7%), calçados (13,4%) e bebidas (9,4%).

Pelo menos, essas foram as opções mais citadas por quem vai presentear alguém. Se dependesse dos pedidos dos pais, essa ordem sofreria alterações. A pesquisa da Entidade mostra que os pais preferem ser presenteados com os seguintes itens: roupas (29,4%); calçados (18,6%); um almoço/jantar (18,6%) e cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (14,7%). O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 228 e, considerando todas as compras com a data, o gasto médio deverá ser próximo aos R$ 267 por consumidor, com variação nominal na casa dos 6,20%, em relação a 2022.

Sobre a época de maior busca, ela ainda está por chegar. Segundo os dados, a semana anterior ao Dia dos Pais será a de maior movimento no comércio. Ela foi citada por 58,3% dos entrevistados. Na sequência da lista vem a opção de comprar na véspera (17,4%), com quinze dias antes (13,4%,) e no próprio Dia dos Pais (4,9%).

Demais dados da pesquisa:

Quem será presentado na data?

Pai: 52,9%

Esposo/Companheiro 26,3%

Filho: 17,1%

*Aqui neste item há novidades. Tios, amigos e netos foram citados como possíveis presenteados.

O que de diferente faz você escolher o local da compra:

Benefícios/descontos: 42%

Brindes: 38%

Cashback: 24,3%

Uma loja que se preocupe com a sustentabilidade, ganharia a sua preferência?

Não: 57,7%

Sim: 36%