Dia dos Pais gera crescimento de mais de 30% nas vendas
PIX foi a forma de pagamento mais utilizada nos meios digitais, aponta Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.
Após um ano de um Dia dos Pais atribulado no comércio da Capital em 2020, o setor percebeu neste ano um avanço no consumo. Segundo levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizado nesta segunda-feira, 09, com lojistas da Capital, a projeção é de que o Dia dos Pais tenha gerado 31% a mais de vendas que no ano passado. Já em relação a 2019, o comparativo é de queda de 21%. O tíquete médio, segundo os varejistas entrevistados, ficou em R$ 311.
Contrário à forma de pagamento verificada na pesquisa de intenção de compra, realizada com os consumidores e divulgada pela Entidade na semana passada, o crédito foi o mais utilizado. A sondagem revelou que 82% das pessoas pagaram parcelado no cartão, 12% à vista no débito, 2% no dinheiro e 1% no cartão em 1x. As compras no PIX no varejo físico somaram 2%.
Sobre os canais mais utilizados para as vendas online, o WhatsApp teve destaque, responsável por 78% dos resultados. A pesquisa revelou que 36% dos lojistas venderam tanto presencialmente quanto por meios digitais. Já 64% afirmaram que fecharam negócios somente na loja física.
Roupas e calçados
O levantamento do Sindiljoas POA identificou também quais foram os produtos mais vendidos nas lojas dos dois segmentos de maior procura por parte dos porto-alegrenses. Nas lojas de roupas, as calças/jeans, camisetas, moletons, malhas e jaquetas/casacos tiveram mais saída. No varejo de calçados, tênis, chinelo/pantufa, sapato social, sapatênis e alpargatas lideraram as buscas.
Participaram da sondagem lojas de segmentos variados, localizadas majoritariamente em shoppings (73%) e no comércio de rua (21%) da Capital, seguidos de centros comerciais (5%) e galerias (1%).
Clique aqui e confira o resultado completo no infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa do site.