Dia dos Pais traz otimismo para o comércio

Pesquisa com 1.011 executivos do setor varejista, organizada pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, indica que 41% dos entrevistados esperam aumento das vendas para o Dia dos Pais, e outros 41%…

Pesquisa com 1.011 executivos do setor varejista, organizada pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, indica que 41% dos entrevistados esperam aumento das vendas para o Dia dos Pais, e outros 41% aguardam estabilidade em relação ao mesmo período de 2008. Apenas 18% dos empresários acreditam em queda do faturamento este ano. Segundo os economistas da Serasa, a expectativa de venda para o Dia dos Pais, em 9 de agosto, é a melhor do ano em relação a outras datas comerciais. No Dia das Mães e no Dia dos Namorados, por exemplo, os que esperavam aumento no faturamento ante 2008 eram apenas 34% e 30% dos entrevistados.
Conforme a Serasa, o otimismo pode ser atribuído à atual oferta de crédito no mercado, a maior desde o agravamento da crise mundial, em setembro de 2008. A pesquisa da Serasa também aponta que os varejistas das grandes empresas são os mais otimistas quanto ao crescimento do faturamento este ano: 54% creem em alta, e apenas 9% esperam queda. Por outro lado, os empresários de micro e pequenos negócios são os mais pessimistas: 38% apostam em crescimento e 19% falam em baixa. Na análise regional, empresas do Nordeste são as mais otimistas, com 54% apostando em aumento do faturamento. Os mais pessimistas são os varejistas do Sudeste – apenas 37% falam em alta. Quanto à forma de pagamento, os empresários acreditam que deve haver equilíbrio entre as vendas à vista (53%) e a prazo (47%). Os consumidores que comprarem à vista pagarão em dinheiro (44%) ou com cartão de crédito (22%). Os que comprarem a prazo usarão também cartão de crédito (40%) ou cheque pré-datado (32%). Para os varejistas, só 20% dos consumidores farão empréstimos para comprar o presente. A pesquisa ainda mostra que roupas, sapatos e acessórios serão os presentes mais procurados no Dia dos Pais, com participação de 59% no faturamento do varejo.

Veja também

    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebe Diretora da Comunicação e Marketing da Secom e Diretor da agência HOC para apresentar campanha Ganha-Ganha
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa recebe apresentação da campanha Ganha Ganha

    Veja mais
    Vendas do Dia dos Pais superam expectativa e ultrapassam R$ 200 milhões
    PesquisaNoticiasVendas

    Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Endividamento gera alerta no mercado de consumo brasileiro

    Veja mais
    Noticias

    O que o varejo pode esperar das tarifas norte-americanas?

    Veja mais