Dia dos Pais traz otimismo para o comércio

Pesquisa com 1.011 executivos do setor varejista, organizada pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, indica que 41% dos entrevistados esperam aumento das vendas para o Dia dos Pais, e outros 41%…

Pesquisa com 1.011 executivos do setor varejista, organizada pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, indica que 41% dos entrevistados esperam aumento das vendas para o Dia dos Pais, e outros 41% aguardam estabilidade em relação ao mesmo período de 2008. Apenas 18% dos empresários acreditam em queda do faturamento este ano. Segundo os economistas da Serasa, a expectativa de venda para o Dia dos Pais, em 9 de agosto, é a melhor do ano em relação a outras datas comerciais. No Dia das Mães e no Dia dos Namorados, por exemplo, os que esperavam aumento no faturamento ante 2008 eram apenas 34% e 30% dos entrevistados.
Conforme a Serasa, o otimismo pode ser atribuído à atual oferta de crédito no mercado, a maior desde o agravamento da crise mundial, em setembro de 2008. A pesquisa da Serasa também aponta que os varejistas das grandes empresas são os mais otimistas quanto ao crescimento do faturamento este ano: 54% creem em alta, e apenas 9% esperam queda. Por outro lado, os empresários de micro e pequenos negócios são os mais pessimistas: 38% apostam em crescimento e 19% falam em baixa. Na análise regional, empresas do Nordeste são as mais otimistas, com 54% apostando em aumento do faturamento. Os mais pessimistas são os varejistas do Sudeste – apenas 37% falam em alta. Quanto à forma de pagamento, os empresários acreditam que deve haver equilíbrio entre as vendas à vista (53%) e a prazo (47%). Os consumidores que comprarem à vista pagarão em dinheiro (44%) ou com cartão de crédito (22%). Os que comprarem a prazo usarão também cartão de crédito (40%) ou cheque pré-datado (32%). Para os varejistas, só 20% dos consumidores farão empréstimos para comprar o presente. A pesquisa ainda mostra que roupas, sapatos e acessórios serão os presentes mais procurados no Dia dos Pais, com participação de 59% no faturamento do varejo.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais