Dia Mundial da Água: repense o seu consumo

Mais que uma questão de consciência, a economia de água tornou-se uma necessidade de sobrevivência. De acordo com dados do International Hydrological Programme, da UNESCO, sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos.

A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos. Boas práticas de economia de água se fazem necessárias, já que a utilização de forma mais racional deste recurso reflete diretamente no futuro das próximas gerações.

Para promover a sustentabilidade do planeta, é preciso reduzir o consumo deste recurso, já que praticamente tudo que é produzido envolve água. Por isso, mudar algumas atitudes básicas podem ser essenciais e contribuem efetivamente para a redução de gastos.

Dicas de como economizar água no ambiente corporativo:

• Ao escovar os dentes ou lavar as mãos, se policie. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia;
  • Ao identificar vazamentos no banheiro, ar condicionado, copa ou cozinha da empresa, informe o quanto antes para a área de manutenção;
  • Uma descarga de água chega a utilizar 20 litros em um único aperto, ou seja, utilize apenas o necessário. Além disso, não use o vaso sanitário para dispensar objetos, como papéis, absorventes ou bitucas de cigarro. Manter a válvula sempre regulada;
  • A principal fonte de energia provém da água, portanto, ao ver ambientes com a luz acesa e que não estejam sendo utilizados, desligue o interruptor. A mesma atenção se aplica ao ser o último a sair de salas de reuniões ou da própria empresa;
  • Utilize água das chuvas para molhar as plantas e escolha sempre o horário da manhã ou noite, pois nesses horários a água não evapora rapidamente.