Dicas para as pequenas empresas prepararem suas vendas de natal

Antes de concluir o ano, as pequenas empresas tem mais uma oportunidade: as vendas de final de ano, que costumam movimentar a economia a partir do ingresso dos bilhões de reais pagos de 13º salário. Como o trabalho está longe de acabar, arregaçar as mangas não é tudo, também é preciso preparar um plano que permita ampliar as vendas e obter mais lucros.

A economia brasileira enfrentou muitos desafios em 2015, em especial pela crise econômica e pela elevação da cotação do dólar. Entretanto, estes percalços não abalaram os empreendedores que buscam continuamente alternativas para gerir bem seus negócios e obter resultados melhores ainda.

Agora, antes de concluir o ano, as pequenas empresas tem mais uma oportunidade: as vendas de final de ano, que costumam movimentar a economia a partir do ingresso dos bilhões de reais pagos de 13º salário. Como o trabalho está longe de acabar, arregaçar as mangas não é tudo, também é preciso preparar um plano que permita ampliar as vendas e obter mais lucros:

1 – Utilize seus próprios pontos fortes – Os empreendedores puderam observar as vendas realizadas durante todo o ano. A partir disso, pode identificar os perfis dos seus clientes e entender suas características. Conhecendo o mercado em que atua, junte à essa ideia os produtos ou serviços que você vende e com maior potencial de venda para o período de festas. Deposite a energia na venda e promoção destes itens com maior aceitação para o período.

2 – Gerencie o estoque e a capacidade de venda – Neste ponto contará muito como foi conduzida a organização e o planejamento aplicado por você durante o ano inteiro. Indicadores de estoque falam por si. Caso seu estoque esteja cheio demais, você ficará com mercadorias encalhadas, o que pode trazer prejuízos financeiros e atrapalhar o planejamento do ano que se inicia em 1 de janeiro. Se tiver menos mercadoria do que o necessário, deixará de vender e de se capitalizar, também para iniciar um 2016 mais bem preparado. O conselho aqui é simples e inclui bom senso e organização. Um sistema de gestão pode ajudar na análise do desempenho durante o ano e também auxilia a sua preparação da melhor forma possível, para que seu negócio tenha a quantidade ideal de mercadoria disponível aos clientes.

3 – Seja criativo e franco nas promoções – Em uma época na qual estamos todos muito inclinados a gastar na compra de presentes, alimentos e bebidas para as festas de final de ano, o consumidor não resiste a promoções. Então, na hora de preparar as ofertas opte por combos de produtos similares que ofereçam alguma vantagem ao consumidor, ao mesmo tempo em que o ticket médio também aumenta e gera um ganho em volume. Aqui, no entanto, é preciso bastante cuidado. Promoções precisam ser verdadeiramente vantajosas ao seu negócio e ao seu consumidor, caso contrário o efeito reverso fará com que os clientes se sintam usados e registrem uma impressão negativa da sua companhia.

4 – Entregue-se ao espírito das festas – O período de de final de ano é um momento diferente não apenas para as vendas, mas também para o cotidiano dos dias que antecedem o natal, até a entrada do ano novo. Por isso mesmo, é importante saber que os clientes não estão comprando apenas bens e serviços, mas sim presentes, emoções, tudo com um ânimo diferente do que vivenciamos o ano todo. Perceber para onde caminha a emoção do consumidor e vestir a camisa de “então é natal” — como diz a canção — faz a diferença entre realizar uma simples venda, ou estabelecer uma conexão com esse cliente, que pode abrir mais ou menos a carteira, dependendo da sua abordagem.

5 – Fidelize o cliente de olho em 2016 – Durante as vendas no período de festas, não caia na armadilha de ver o seu cliente apenas como “um comprador de natal e ano novo”. O atendimento da sua micro e pequena empresa precisa atender o consumidor para que ele volte sempre que quiser e precisar. Para isso valem considerar as dicas acima, sem nunca esquecer de reservar algum apelo que fidelize o cliente: parcelamento flexível, juros baixos ou inexistentes, descontos à vista na compra de um segundo produto, são bons exemplos de iniciativa que atrai atenção de forma positiva.

Todos sabemos que o consumo no final do ano é importantíssimo para o caixa dos setores de comércio e serviços. Se o empreendedor planejar suas ações para este período, o desempenho nas vendas pode representar uma oportunidade de crucial rumo ao sucesso, ao lado de um time bem preparado e de consumidores plenamente satisfeitos.

Por Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul.

Fonte: Varejista