Dicas para aumentar as vendas durante a Black Friday
Como aproveitar melhor a data para potencializar as vendas da loja virtual?
O dia 24 de novembro de 2017 marca a data mais especial para o e-commerce mundial: Black Friday. É o momento em que as lojas virtuais e físicas preparam grandes descontos e um volume expressivo de consumidores fica na expectativa pelas melhores promoções para adquirir os produtos que buscam.
Mas como aproveitar melhor essa data para potencializar as vendas da loja virtual? Confira abaixo algumas dicas bem valiosas para sua loja:
1. Crie listas de remarketing e amplie o alcance das atuais
A lista de remarketing é aquela lista de pessoas que acessaram seu site para serem impactadas posteriormente, via Facebook ou Google AdWords. O primeiro passo é atualizar todas as peças gráficas (banners) para o tom da black friday e trazer esses clientes de volta. Lembre-se: eles já acessaram seu site antes, então tem maior potencial para converter.
Além disso, aumente o tamanho padrão da lista de 30 para 60 ou até 90 dias!
2. Crie uma Pré-Black Friday
Não espere a sexta-feira para iniciar as promoções. Aproveite a expectativa dos clientes e já inicie as promoções e descontos com pelo menos 1 semana de antecedência. Aumente a credibilidade criando landing pages e deixando bem claro que AQUELES produtos não terão novas promoções durante a Black Friday. Além de movimentar as vendas, você estará gerando um buzz com seus clientes que pode movimentar ainda mais a black friday.
3. Integre a Black Friday com a Cyber Monday através do cashback!
A primeira segunda-feira depois da Black Friday é a famosa Cyber Monday, onde as lojas virtuais apresentam novos descontos, na maior parte das vezes focados em eletrônicos. Integre as duas ações criando uma promoção de “cashback”, onde as compras realizadas durante a Black Friday virarão cupons de desconto para a Cyber Monday! Você pode oferecer R$ 20 de cashback para compras acima de R$ 100, por exemplo.
4. Movimente suas redes sociais
Direcione seu público para os principais canais (twitter e Facebook) e divulgue promoções frequentes, sorteios e cupons de desconto de uso único (30% de desconto em qualquer compra, por exemplo). Posicione a promoção para essas redes sociais e, além de engajar melhor o seu público, você aumentará o número de seguidores e poderá trabalhar esses novos potenciais clientes no futuro!
5. Crie um manual dos presentes
Crie uma página com promoções especiais para quem busca comprar presentes (lembre-se, estamos pertinho do natal também!). Crie categorias como “para ele”, “para ela”, “abaixo de R$ 20”, etc.
6. Inclua um contador regressivo para criar senso de urgência
Crie promoções rápidas durante a Black Friday, que durarão apenas algumas horas e apresente um contador regressivo para motivar seu cliente a comprar o produto o quanto antes. Com o tempo prestes a acabar, você motivará potenciais clientes indecisos a darem o passo final em direção à compra.
Mas não limite essa estratégia aos produtos. Utilize uma landing page com contador regressivo algumas dias antes da Black Friday para começar a criar uma base de leads (através de um formulário por exemplo) que poderá ser trabalhada durante a Black Friday. Permita ao cliente cadastrar seu e-mail e as 3 categorias de produtos que mais tem interesse e assegure que ele receberá as melhores promoções para aquelas categorias.
7. Assegure-se que suas promoções também estão boas no mobile
Grande parte do seu tráfego certamente já vem de dispositivos móveis, certo? Então imagine que a Black Friday é um dia útil e isso significa ainda mais pessoas no trabalho, acessando as promoções através do celular e fazendo as compras antes do estoque acabar. Por isso, é preciso ter certeza que todos os CTAs e banners estão PERFEITOS para serem visualizados em dispositivos móveis.
Nas semanas antes, invista em melhorias de usabilidade e, principalmente, tempo de carregamento. A versão mobile do site deve ser rápida e com chamadas claras e facilmente clicáveis.
Fonte: Fator Digital