Dicas para lidar com o estresse no trabalho

O estresse no universo corporativo tornou-se tema recorrente e, atualmente, em cada três pessoas no mundo, pelo menos uma carrega este sintoma. Saiba como evitá-lo 

O estresse no universo corporativo tornou-se tema recorrente e, atualmente, em cada três pessoas no mundo, pelo menos uma carrega este sintoma. Perda de foco, esquecimento, alterações do estado de humor, cansaço físico e mental, e níveis baixos de produtividade são os sintomas mais frequentes e conhecidos para este problema que faz parte da rotina de muitos profissionais.

De acordo com uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association), entre setores de Saúde,Finanças, Indústria, Educação e Serviços, a principal fonte do estresse é a falta de tempo. 62%, dos mais de mil respondentes (entre profissionais liberais, gerentes, supervisores e CEOs), indicaram a sobrecarga de tarefas durante a jornada de trabalho como principal fator do estresse. “A angústia por não conseguir cumprir metas, aumentar a jornada de trabalho e levar atividades para realizar em casa são os principais indicadores”, relata Ana Maria Rossi, presidente da instituição.

Dependendo do nível de estresse, o profissional pode ter sintomas que são físicos, emocionais e comportamentais – todos eles interferem no desempenho da rotina de trabalho. De acordo com Rossi, as queixas mais frequentes neste sentido são as dores musculares e de cabeça, distúrbios do sono, e problemas gastrointestinais. “A ansiedade e angústia também são bastante presentes, o que desequilibra as tarefas do dia a dia”, explica.

Para lidar com estas dificuldades, as pessoas desenvolvem certos comportamentos que, muitas vezes, não são positivos. Segundo o mesmo estudo da ISMA-BR, o consumo de álcool como fuga da realidade está entre 57% dos participantes. “Não é necessariamente a embriaguez, mas, sim, a bebida como um paliativo e a intenção da pessoa se anestesiar por não ter meios melhores de lidar com o problema”, conta a presidente.

De acordo com dados do INSS, em 2011, houve um aumento de 28% de afastamentos de pessoas por conta de casos ligados ao estresse. Encontrar um equilíbrio entre trabalho, curtir a família e ter momentos de lazer é fundamental. “Há a pressão do chefe, o diretor da escola ligando pelo mau comportamento da criança, a fila do supermercado, o trânsito, a multa que a pessoa não esperava no fim do mês, o vôo atrasado, a empregada que anda faltando, entre outros problemas. Este acúmulo de dificuldades e a falta de tempo para si acabam gerando a doença”, afirma Cersi Machado, palestrante motivacional e treinador comportamental.

É importante que a pessoa consiga identificar a causa do estresse e encontre uma maneira de modificar tal situação. Gerir o tempo de uma forma melhor e viver de maneira saudável são fundamentais para encontrar um balanceamento entre vida particular e profissional. “Precisamos planejar e organizar as atividades de acordo com o tempo que temos. Costumo dizer que, quando começamos a subir no escalão da vida, os desafios e metas aumentam. Então, para obter sucesso, temos que aprimorar a percepção de como conduzir o tempo”, explica Machado.

Pessoas que atingem cargos de liderança devem oferecer maiores respostas às organizações. Por outro lado, as empresas precisam dar suporte para que os líderes consigam desempenhar um papel de excelência, sabendo administrar a questão do estresse. Para Cersi, a cobrança deve existir, mas a maneira de exigir resultados é que faz a diferença.

Dicas importantes

Não são necessárias grandes mudanças para ter mais qualidade de vida. Porém, uma vida com mais saúde e bem-estar é possível, muitas vezes, com pequenos ajustes acessíveis a todos. Confira dicas para administrar e combater o estresse, elaboradas por Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV):

* Busque entender de forma clara as expectativas dos seus superiores. Para isso desenvolva a assertividade e capacidade de comunicação;

* Equilibre o seu estilo de vida. Você precisa de tempo para manter seus relacionamentos, ter uma boa noite de sono, praticar atividade física, seguir uma alimentação saudável e realizar alguma atividade de lazer;

* Mantenha o otimismo. Avalie seu estado de espírito e procure ver as coisas sob uma perspectiva positiva;

* Desenvolva em si melhores habilidades de delegar tarefas aos subordinados, priorizando e focado naquilo que realmente importa;

* Aprimore no seu planejamento diário. Evite desperdício de tempo com reuniões inúteis e improdutivas;

* Cuide-se. Busque o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Uma alimentação saudável é fundamental;

* Liste os fatores de estresse em sua vida, reconheça-os e deixe-os consciente;

* Procure desacelerar o pensamento negativo;

* Mantenha o equilíbrio emocional.

 

Fonte: Portal Carreira & Sucesso

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