Dicas simples para o aumento das vendas no varejo
s consumidores, em todo o país, estão segurando seus gastos e os resultados negativos nas vendas para o Dia dos Pais confirmam essa preocupação.
A competição é acirrada e os concorrentes estão constantemente investindo em novas ações para atrair e reter clientes, aumentando suas vendas. É preciso ser ainda mais competitivo, mas como? Por onde começar? Como ser mais atraente aos olhos do consumidor? Existem diversas estratégias que você pode utilizar para aumentar suas vendas no varejo, só sendo preciso um pouco de criatividade e um empurrãozinho.
Atendimento
O bom atendimento é o coração de qualquer negócio. Você pode ter a melhor estrutura e os melhores produtos, mas se o seu atendimento não é adequado, pode esquecer. Então invista em colaboradores que gostem de lidar com pessoas, que tenham interesse em seguir carreira na área comercial e que estejam dispostos a trazer resultados para o seu varejo. Invista em treinamento e capacitação para que os seus vendedores sejam os melhores, tanto nas relações interpessoais quanto no conhecimento aprofundado sobre os produtos que venderão — quanto melhor se conhece o produto, mais facilmente se fecha uma venda.
Ambiente
Um ambiente adequado também faz com que suas vendas aumentem, pois as pessoas se sentem mais confortáveis e permanecem mais tempo dentro do seu varejo. Coloque uma iluminação adequada, deixe os displays bem organizados e sugira combinações ao cliente. Se você vende roupas, que tal deixar peças afins próximas umas das outras? Já se atua na área farmacêutica, deixe produtos como esmaltes, acetona, algodão e palitos, por exemplo, no mesmo local. A estratégia é deixar tudo à mão para o cliente, fazendo com que ele lembre das suas necessidades e leve mais produtos.
Evento
Promover eventos que levem as pessoas ao interior da sua loja também faz com que as vendas aumentem. Aproveite datas comemorativas para realizar ações que chamem a atenção do público — disponibilize palestras, profissionais de determinadas áreas para uma breve consultoria, brinquedos e minicursos. Além de conseguir uma maior visibilidade, você atrairá e reterá mais clientes.
Experimentação
Fazer com que o cliente se decida entre um produto ou outro pode ser mais fácil se ele puder tocar ou provar o artigo, verificando suas qualidades e se o item atende ao desejado. Abrir uma embalagem e deixar um produto disponível para experimentação é um investimento pequeno, mas que traz grandes retornos nas vendas, já que o consumidor se sente mais seguro ao efetivar a compra.
Circulação
Melhor do que entupir seu espaço com gôndolas e displays é fazer com que seus clientes tenham espaço suficiente para circular pela sua loja e conhecer os produtos oferecidos. Faça arranjos diferenciados no ambiente, criando espaços temáticos — de acordo com cores ou estilos, produtos afins, masculino x feminino. Você pode também criar rotas promocionais, guiando seu cliente por um verdadeiro tour dentro da loja. Aqui sua criatividade pode — e deve — rolar solta!
Vale presente
Muitas lojas comercializam vales presentes, mas somente em seu interior. Que tal disponibilizar esses vales em outros ambientes, como quiosques e lojas parceiras em shoppings e na internet? Quanto mais canais de venda você proporcionar, mais vendas você efetivará, já que as pessoas terão uma maior facilidade em encontrar seus produtos.
Entrega em domicílio
A praticidade é a ordem do momento, então o que você acha de oferecer um serviço de entrega em domicílio? Seu cliente pode efetuar as compras na sua loja e recebê-las depois, em casa, em um momento mais adequado. Investir em um atendimento de qualidade é também ter uma entrega de qualidade, que atenda às expectativas do cliente.
Desconto
O desconto é uma ótima maneira de aumentar as vendas no varejo. Vá além dos descontos concedidos no interior da loja, para quem está comprando. Você pode dar descontos para quem indicar outros clientes ou para clientes-surpresa — como, por exemplo, o centésimo cliente do mês. Esse tipo de ação potencializa suas vendas e fideliza os consumidores.
Seja criativo, vá além das nossas dicas e implemente outras oportunidades de atração e retenção de clientes, aumentando ainda mais as suas vendas. Temos a mais absoluta certeza de que, se você parar por alguns minutos e refletir sobre o seu negócio, ótimas ideias aparecerão.
Fonte: Asaas Gestão Financeira