Diminui percentual de famílias gaúchas endividadas, divulga Fecomércio-RS
O percentual de famílias gaúchas endividadas apresentou queda na divulgação de junho (56,6%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (64,7%). Em média, nos seis primeiros meses do…
O percentual de famílias gaúchas endividadas apresentou queda na divulgação de junho (56,6%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (64,7%). Em média, nos seis primeiros meses do ano, esse percentual foi 8,7 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o menor crescimento da atividade econômica e a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito são fatores que contribuíram para amenizar a expansão do crédito e, consequentemente, o percentual de famílias com dívidas. “Para o restante de 2013, um crescimento mais forte da economia, a possível queda da inadimplência na maior parte do ano na comparação com o período anterior, taxas de juros ainda em nível baixo e mercado de trabalho aquecido podem elevar o percentual médio de famílias endividadas”, avalia De Marchi.
As famílias que se declaram muito endividadas voltaram ao patamar verificado em abril (13,3%), fortemente influenciado pelo comportamento das famílias com renda até 10 salários mínimos. Apesar disso, o percentual de famílias muito endividadas permanece abaixo do registrado em maio.
A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou nova queda, passando de 30,0% em maio para 21,7% em junho. Houve queda do tempo de comprometimento com dívidas na relação com o mês imediatamente anterior. O comprometimento passou de 8,8 meses (mai/13) para 5,7 meses (jun/13). Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (77,5%), carnês (22,7%) e cheque especial (4,3%). Essa questão leva em conta que as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%.