Dirigentes da Fecomércio-RS entregam ofício ao Secretário Maurício Dziedricki sobre alterações do Simples Gaúcho

Dirigentes da Fecomércio-RS entregaram um ofício ao secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, nesta segunda-feira, dia 28, que sugere alterações dos…

Dirigentes da Fecomércio-RS entregaram um ofício ao secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, nesta segunda-feira, dia 28, que sugere alterações dos benefícios de ICMS concedidos pelo estado para os optantes do Simples Gaúcho. As referidas alterações se referem ao Projeto de Lei n° 390/2011, que altera a Lei n° 13.036/2008, a qual institui benefícios aplicáveis às empresas estabelecidas no Estado e enquadradas no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional.

As modificações foram propostas em função da recente aprovação da Lei Complementar n° 139/2011, que alterou a Lei Geral do Simples Nacional, (LC n° 123/2006), ampliando as faixas de enquadramento para os contribuintes optantes desse regime diferenciado de tributação. Ocorre que a proposta de modificação enviada pelo Governo ao parlamento gaúcho não contempla os pequenos contribuintes enquadrados a partir da receita bruta de R$ 2,5 milhões.

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 46,85% dos empregos no Rio Grande do Sul estão concentrados nas micro e pequenas empresas e caso seja aprovada a norma ela irá de encontro ao objetivo principal do Simples. “Isso implica em prejudicar o incentivo e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, afirma Luiz Carlos Bohn, vice-presidente da Fecomércio-RS.

Na entrega do documento, os dirigentes da Fecomércio-RS afirmaram que a entidade defende o desenvolvimento da economia gaúcha e o incentivo ao empreendedorismo e, por isso, buscam uma solução conjunta visando manter as condições benéficas para estes estabelecimentos. Estiveram presentes os vice-presidentes Luiz Carlos Bohn e Nelson Lídio Nunes e o gerente técnico da Fiergs, Paulo Dias. O secretário afirmou que levará o assunto ao governador Tarso Genro e dará um retorno para as federações por meio de visita às entidades.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais