Distribuição preocupa mais

Troca de transformadores, ajustes em subsestações e reforço em alimentadores estão entre os serviços de emergência que devem consumir ao redor de R$ 10 milhões para atravessar o verão com menos sobressaltos na área de distribuição da CEEE. – São serviços bem localizados, que podem nos ajudar a passar o período de fevereiro e março – destacou Sérgio Souza Dias, novo presidente do Grupo CEEE.

Além do investimento, a companhia terá uma espécie de força-tarefa para apressar as obras, com um funcionário designado para acompanhar todo o processo de cada obra para evitar barreiras burocráticas. Em 2006, a CEEE teve suas atividades separadas por força de regra federal. Uma responde pelos segmentos de geração e transmissão (transporte em alta voltagem) e outra, pelo de distribuição, que leva a energia até o consumidor final. No discurso de posse, Dias mencionou a “herança maldita” da privatização da antiga CEEE, em 1997 – que desmembrou duas áreas de distribuição, agora transformadas em RGE e AES Sul. – A CEEE D tem problemas graves financeiros e de investimento. Queremos reverter o déficit que há anos vem se acumulando, com uma herança de passivos trabalhistas – afirmou o novo dirigente.

Atento às regras de correção da tarifa de distribuição, Dias disse que pretende usar o mecanismo que remunera os ativos das concessionárias. Isso quer dizer que, quanto mais a empresa investir, maior será o reajuste autorizado pela agência de regulação do setor, a Aneel.

Este ano, a meta é investir R$ 200 milhões apenas na distribuição. Para isso, a CEEE pretende contar com financiamentos já encaminhados ao Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma missão do BID é esperada hoje para dar continuidade às negociações iniciadas na gestão anterior.