“Do alfinete ao foguete’, isso vale para qualquer negócio”, defende Dener Lippert, em palestra na FBV

Fundador da empresa de growth marketing falou sobre as etapas necessárias para o crescimento das empresas e enfatizou a importância da coleta de dados.

Crédito: Larry Silva

Independentemente do tema, a palavra “dados” está entre uma das mais faladas pelos palestrantes da Feira Brasileira do Varejo. Realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, o evento, que está em sua 10ª edição e no terceiro e último dia, nesta sexta-feira, 26, recebeu Dener Lippert, CEO da V4 Company, que foi mais um dos nomes a bater na tecla de como eles não podem mais ser ignorados pelas empresas.

Na apresentação Marketing de influência: reputação baseada em dados para aumentar suas vendas, Dener deu uma aula sobre growth marketing e falou sobre os quatro pilares do método que desenvolveu para o crescimento dos negócios: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Todos esses tópicos, para serem bem executados, precisam de informações sobre os clientes, um dos ativos de maior valor para uma empresa. “Quando o Google e o WhatsApp foram adquiridos, não possuíam receita, mas tinham uma base de dados de clientes, o que vale muito mais”, justificou.

O empresário, que também é mentor da V4 e autor de livro, mostrou aos varejistas que, ainda que existam diversas formas de crescer, muitos negócios optam por ficarem onde estão, para não correr riscos. No entanto, advertiu que o crescimento não deve ser encarado como opção. “É preciso adquirir musculatura para enfrentar os problemas. Crescer é uma estratégia para quando vir a próxima porrada conseguir agir”, defendeu.

Para crescer, entretanto, diversos fatores precisam ser considerados ao longo do caminho. “Entre o investimento e o retorno existe uma seara de questões que precisam ser ajustadas”, explicou. O palestrante compartilhou fórmulas para mensurar resultados, realizar projeções e planejar ações, e chamou a atenção para a importância de ter paciência para colher resultados. “Temos de fazer muita coisa sabendo que elas não trarão o máximo de retorno imediato, mas fazer pensando no futuro. Implementar, testar, validar, maturar, para aí, sim, escalonar e crescer. ‘Do alfinete ao foguete’, isso vale para qualquer negócio”, concluiu.