Dois reconhecimentos em dois anos

Com 74 anos de trabalho na representação dos lojistas da Capital, o Sindilojas Porto Alegre é urna das mais tradicionais instituições do varejo no Sul do país.

Integrante do Sistema Fecomércio, toma-se…

Integrante do Sistema Fecomércio, toma-se cada vez mais uma referência nacional entre as entidades de classe nesse segmento e, no segundo ano de participação no Prêmio Qualidade RS, conquista o Troféu Bronze.

O Sindilojas Porto Alegre iniciou sua participação no processo de avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) em 2009. A gestão profissional, com foco na qualidade, trouxe padronização de processos e a criação de novos serviços que beneficiam diretamente os lojistas representados pela Entidade. Esta realidade tornou possível a conquista de 2011, ano em que o Sindilojas Porto Alegre estreou sua participação no Prêmio e recebeu a Medalha Bronze.

Dando continuidade ao trabalho, o Sindicato reforçou sua atuação junto aos lojistas criando o NIS – Núcleo de Inteligência Sindilojas. O Núcleo é responsável por identificar oportunidades e analisar ações que serão implantadas na Entidade. “Todas as ideias de novos projetos são analisadas pelo NIS com foco na realidade do varejo e nas necessidades dos lojistas. Dessa forma, podemos implantar ser viços novos com garantia de que serão úteis para os comerciantes”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindicato.

Os projetos Geração Varejo e Varejo na Escola também são importantes criações da atual gestão. Voltado à captação e capacitação de mão de obra para trabalhar no comércio, o Geração Varejo auxilia os lojistas a encontrar profissionais para suas lojas. Já o Varejo na Escola é o programa que oferece um curso em que estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da Capital recebem noções amplas de varejo, do funcionamento de uma loja e também sobre economia e mercado. “É nosso papel, como representante dos lojistas, pensarmos no futuro. Precisamos mostrar aos jovens que é possível crescer profissionalmente no varejo e damos a eles ferramentas para isso”, salienta Sielichow.

Pensar no público interno e na qualificação da Força de trabalho da Entidade também é um indicativo de maturidade organizacional alcançada. O programa de capacitação para os colaboradores, desenvolvido em 2010, consolidou-se em 2011,o que trouxe ainda mais qualidade na atuação do Sindicato. “0 incentivo financeiro à formação acadêmica dos colaboradores repercute diretamente na qualidade de atendimento e nos serviços prestados. Cerca de 50% da equipe do Sindilojas Porto Alegre possui nível superior completo e a meta é continuar aumentando este percentual”. afirma Márcio Allegreni, Superintendente da Entidade.

O Sindilojas Porto Alegre representa aproximadamente 18 mil empresas do comércio da Capital e Alvorada. Conta com cerca de 2.600 associados, que utilizam serviços como consultoria jurídica, capacitação profissional, convênios e benefícios nas áreas de saúde, medicina do trabalho, telefonia, entre outros.