E-commerce: Brasil se mantém no topo do ranking mundial de compras online

SÃO PAULO – Brasil se mantém no topo do ranking do consumo digital mundial. Dos internautas brasileiros, 96% já compraram algum produto pela internet. Enquanto isso, a média mundial é de 90%. Os dados…

SÃO PAULO – Brasil se mantém no topo do ranking do consumo digital mundial. Dos internautas brasileiros, 96% já compraram algum produto pela internet. Enquanto isso, a média mundial é de 90%. Os dados são do 2º Estudo Global do Neoconsumidor, da GS&MD – Gouvêa de Souza, divulgado nesta quinta-feira (18).

No último levantamento, realizado em 2009, o Brasil já figurava o primeiro lugar no ranking, já que 92% dos internautas brasileiros já haviam feito compras pela internet, enquanto a média dos demais países era de 88%.

O hábito de adquirir produtos por meio do e-commerce é crescente entre os brasileiros e, segundo o estudo, os consumidores estão mais confiantes e dispostos a adquirir produtos no comércio eletrônico. Em 2009, 64% dos internautas brasileiros consideravam a internet um ótimo ambiente de compras; neste ano, o número chegou a 71%. “Aos poucos, os internautas mais céticos estão vencendo as barreiras e preconceitos e experimentando o consumo online”, afirma o coordenador do estudo, Luiz Goes.

Offline

Dos brasileiros que ainda são resistentes às compras pela internet, 59% afirmam que não compram no e-commerce, pois preferem tocar o produto antes da aquisição. Em seguida, com 48%, aparecem os consumidores que têm receio de fornecer informações bancárias na rede.

Muitos consumidores valorizam o contato pessoal com o vendedor. No levantamento, 37% dos brasileiros entrevistados possuem essa opinião. Enquanto isso, 41% evitam passar informações pessoais e 41% têm medo de não receber o produto após o pagamento. “De 2009 para cá, caíram significativamente os índices referentes às razões para não comprar online”, explica Goes.

Metodologia

O estudo entrevistou 700 internautas durante o mês de junho de 2011, em cada país. Foram escolhidos 15 países, são eles: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Romênia e Turquia.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Regularização de dívidas com a Receita Federal é facilitada em nova lei

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA promove encontro para debater percepções do Web Summit 2023 ̵...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais