É impossível crescer sozinho

Bate-papo com Leticia Gedrat, head do Co.nectar Hub, do Sindilojas Poa

Com passagens pelo Instituto Caldeira e, atualmente, liderando o Co.nectar Hub, o ambiente de inovação do Sindilojas POA, Letícia Gedrat atua como facilitadora de parcerias estratégicas, estimulando a transformação digital e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios do setor. Está no cotidiano do trabalho de Letícia criar conexões genuínas entre pessoas e organizações, sempre com a intenção de gerar valor real e experiências que façam sentido. Por isso, ela é a entrevistada desta edição, que tem a importância do networking como um dos temas principais. Letícia é Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Onde você situaria o networking numa lista de prioridades de qualquer empreendedor? Por quê?

O networking está entre as três prioridades centrais de qualquer empreendedor, junto com a gestão estratégica do negócio e a escuta ativa do mercado e dos clientes. É impossível crescer sozinho. Quem empreende precisa construir visão de futuro, tomar decisões rápidas e encontrar soluções criativas para desafios diários. Tudo isso se torna mais acessível e sustentável quando se tem uma boa rede ao redor. O networking, nesse contexto, não é apenas uma prática social, mas uma ferramenta de inteligência estratégica. Ele antecipa tendências, abre portas, reduz incertezas e amplia o repertório decisório. Especialmente em um mundo onde a inovação acontece de forma colaborativa, estar bem conectado é tão essencial quanto ter uma boa ideia ou um bom produto.

De modo geral, com base em sua experiência, o que dificulta o networking?

Uma das principais dificuldades está na forma como as pessoas compreendem o networking. Muitas vezes, ainda é visto como uma ferramenta de interesse individual, voltada apenas para prospecção ou visibilidade. Essa visão utilitarista empobrece as conexões e faz com que os encontros sejam rasos, pontuais e, muitas vezes, desconfortáveis. Outro desafio importante, especialmente no varejo, é a lógica da concorrência acirrada, que pode gerar uma falsa sensação de que colaborar é “abrir vantagem” para o outro. Mas, na prática, o que temos aprendido no Co.nectar Hub é que concorrer e colaborar não são opostos — são, na verdade, duas dimensões que podem (e devem) conviver. Quando empreendedores que atuam no mesmo segmento compartilham dores, aprendizados e até soluções, todos crescem. Existe um ganho coletivo em gerar um mercado mais maduro, mais eficiente e mais atrativo. Além disso, há barreiras comportamentais: o medo de se expor, a insegurança sobre …

…leia todo esse bate-papo na versão digital da nossa revista.

Veja também

    Noticias

    Em reunião de diretoria, gestão do Cais Embarcadero apresenta proposta de Natal ...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Uma certeza do varejo é a constante mudança: Fabi Nunes mostra estratégias de v...

    Veja mais
    Noticias

    Presidente do Sindilojas Porto Alegre é homenageado pelo CRA-RS

    Veja mais
    Noticias

    IPCA Porto Alegre – Agosto de 2025

    Veja mais