É possível treinar a forma de sentir para lidar melhor com as emoções, afirmam as palestrantes do Café com Lojistas
Em meio à pandemia, lidar com as emoções se tornou um dos grandes desafios para muitas pessoas. Por isso, com o objetivo de ajudar os empresários a enfrentarem da melhor forma suas emoções e também a auxiliá-los com a saúde emocional de suas equipes, o Sindilojas Porto Alegre convidou duas facilitadoras e mentoras de processos de desenvolvimento […]
Em meio à pandemia, lidar com as emoções se tornou um dos grandes desafios para muitas pessoas. Por isso, com o objetivo de ajudar os empresários a enfrentarem da melhor forma suas emoções e também a auxiliá-los com a saúde emocional de suas equipes, o Sindilojas Porto Alegre convidou duas facilitadoras e mentoras de processos de desenvolvimento de pessoas para conduzir o Café com Lojistas que aconteceu na manhã desta terça-feira (30), em formato online.
Após dinâmicas para a apresentação dos participantes, a realização de networking e de uma nuvem de palavras, as palestrantes Carine Oedmann e Alessandra Nolasco deram início ao conteúdo explicando mais a fundo as principais emoções que surgiram na atividade anterior. Frustração, insegurança, ansiedade e medo foram os destaques da nuvem de palavras. “Se permitimos que as emoções negativas tomem conta de nós, travamos, podendo transformá-las em doença emocional e até mesmo física”, alertou Carine. “Para evitar que isso aconteça, é fundamental buscar alternativas para que os sentimentos negativos não permaneçam conosco por muito tempo”, orientou.
Carine e Alessandra esclareceram, ainda, como é possível “treinar o sentir”. Segundo as especialistas, para conseguir sentir de uma maneira diferente, ou seja, ressignificar as emoções, é preciso trabalhar a empatia, o autoconhecimento, a exposição dos sentimentos e a aceitação da mudança. E quando se percebe a necessidade de uma mudança de emoções na equipe, ter um propósito bem definido pode fazer toda a diferença. Flexibilidade emocional e resiliência são outras características treináveis, importantes de serem trabalhadas nesse processo. “A resiliência vai te mostrar alguns gatilhos para sair do estado negativo para um mais positivo, nunca extremo. Às vezes, o vendedor está atendendo os clientes com uma cara ruim, o que reflete na venda. Ter resiliência é saber recuperar o seu estado emocional para não transmitir aos outros, saber que precisa atender bem o cliente”, exemplificou Alessandra.
Método PENSE
Criadoras de um método de gestão emocional, o PeMse, Carine e Alessandra finalizaram o Café com Lojistas ensinando os participantes a realizarem a gestão emocional junto a outras pessoas, como colegas e funcionários. Ao final do evento, as palestrantes compartilharam com o grupo um “roteiro de saúde emocional”, com a explicação sobre o conteúdo abordado na palestra, a fim de auxiliar na análise e gerenciamento das emoções e dúvidas que possam surgir no dia a dia.
Carine Oedmann e Alessandra Nolasco são criadoras do canal PeMse – Inteligência Emocional para Resultados, no Youtube. Clique aqui para acessar.
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