“É preciso entregar a solução no PDV e não só o produto”
César Duro, palestrante do Café com Lojistas desta quarta-feira, 20, compartilhou dicas e exemplos de execução do trade marketing nas lojas.
Muito se fala de colocar o cliente no centro do negócio. No entanto, nem sempre é simples entender de fato o que deve ser feito para isso. Na manhã desta quarta-feira, 20, o palestrante do Café com Lojistas convidou os participantes a refletirem sobre como esse assunto funciona na prática para que o ponto de venda (PDV) cumpra com o seu papel: chamar a atenção do cliente, entregar uma boa experiência e resultar em compras.
César Duro, um dos maiores especialistas em trade marketing do País, começou sua apresentação mostrando a importância de se conectar com os clientes a partir do que se é – e não do que se faz. Para exemplificar, falou de sua família e do que gosta de fazer. “Quando geramos uma identificação com quem chega à nossa loja para comprar, conseguimos criar estratégias muito mais eficazes e otimizar nossas ações de trade marketing”, pontuou.
De acordo com ele, trade marketing diz respeito a muitas coisas: canais, categorias, preço, margem… Tudo. “No final, a parte que é percebida é a execução no PDV, mas o que está por trás das estratégias de trade é, principalmente, uma metodologia financeira, em que analisamos todos os fatores econômicos da operação”, explicou. Entretanto, conhecer o público que se quer atender e ofertar o que ele deseja é sempre o melhor caminho.
Mudanças do varejo x cenário econômico
Segundo o palestrante, as mudanças do setor acompanham a variação do que acontece com a economia ao longo de muitas décadas. A diferença é que a tendência é sempre de as próximas gerações absorverem todas as transformações anteriores e, por esse motivo, o varejo é tão dinâmico. “Temos cada vez mais produto, mais oferta, mais complexidade de canais diferentes. Por isso, precisamos criar estratégias para curto, médio e longo prazo”, salientou.
Simplificar é preciso
Outro ponto forte da palestra foram os exemplos de evoluções do que se tem disponível hoje com o que se tinha há alguns anos. Para fazer uma analogia com as lojas e a distribuição dos produtos no PDV, Duro comentou sobre a experiência oferecida pelos restaurantes e lanchonetes com os cardápios. “Você já olhou para a sua gôndola no PDV como um cardápio? Será que ela é daqueles cheios de letrinhas, que mais nos confunde, ou é tipo o do Mc Donalds, bem organizado, com foto, número, que facilita a escolha? Temos hoje um excesso de informação no nosso dia a dia. Precisamos fazer escolhas o tempo todo, para tudo. Portanto, quando vamos a um local comprar, queremos a solução na nossa frente e não ter de escolher novamente. Precisamos remover a fricção da experiência que oferecemos”, destacou.
Duro incentivou, ainda, os empresários e profissionais do varejo a colocarem em prática novas ações a partir de metas claras e simples, que possam ser executadas. De todo modo, lembrou que a execução é mais importante que a estratégia, pois colocar em prática é o que irá moldar o planejamento. Por fim, enfatizou: “Precisamos quebrar paradigmas e fazer. Não é feio errar.”
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