E-Social: novo programa exigirá profissionais ainda mais capacitados

Terceirizar o RH pode ser um bom negócio para as empresas que não terão tempo de se adequar às novas regras.

A rotina das áreas de Administração de Pessoal costuma demandar muito trabalho,…

Terceirizar o RH pode ser um bom negócio para as empresas que não terão tempo de se adequar às novas regras.

A rotina das áreas de Administração de Pessoal costuma demandar muito trabalho, principalmente na área previdenciária, em função de diversas obrigações, apontamentos etc. Contudo, a partir de janeiro de 2014, haverá uma grande revolução nas organizações e, este setor será ainda mais exigido com uma nova resolução que será, na realidade, um divisor de águas no universo corporativo. Trata-se do E-Social, um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Este será o módulo mais complexo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que vai abranger a folha de pagamento e todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Mas, afinal, o que isso quer dizer? O novo regulamento fará com o que governo acompanhe a Administração de RH das empresas ainda mais de perto. A política de definição de cargos e salários, por exemplo, será muito mais criteriosa, por isso os profissionais dessa área deverão estar mais preparados do que nunca e em total sintonia com o departamento de T.I, já que todas as medidas, incluindo folha de pagamento, serão informatizadas.

Para as empresas que não conseguirão treinar seus funcionários para se adequarem às normas até lá, uma boa solução pode ser terceirizar a Área de Administração de Pessoal e deixar os seus colaboradores mais voltados aos projetos estratégicos da empresa, como seleção, treinamento e desenvolvimento. Melhor ainda, acredito eu, se puderem terceirizar ambos, ou seja, Administração de Pessoal e Recursos Humanos, já que nem sempre as empresas dispõem de profissionais experientes (Administradores, Psicólogos) com bagagem para aplicarem os procedimentos e processos indicados.

A terceirização do RH traz inúmeras vantagens às organizações, em especial, àquelas que não contam com uma equipe altamente especializada. São elas: redução de custos, retenção de talentos, otimização do tempo dos colaboradores e conhecimento de mercado. As estratégias implantadas pelos prestadores de serviço nessa área serão norteadas pela prática e vivência destes em outras empresas do mesmo segmento, que apresentaram resultados efetivamente positivos, diminuindo consideravelmente os riscos de fracasso.

Vale destacar que a retenção de talentos é um dos itens mais importantes para a sobrevivência das empresas atualmente, devido à dificuldade na identificação de profissionais preparados, portanto, merece um tratamento especial.

Os prejuízos decorrentes da má administração nas obrigações trabalhistas podem acarretar multas, sanções administrativas, civis, penais e trabalhistas, impactando diretamente nos resultados das empresas. Portanto, as empresas que desejarem manter sua competitividade no mercado precisam investir em ferramentas que garantam qualidade nos processos, seja na esfera ambiental, fiscal, trabalhista e afins.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais