Economia

A regulamentação dos cartões de crédito anunciada ontem pelo Banco Central busca aumentar as informações para o consumidor e facilitar a comparação de tarifas e serviços. Mas as entidades de defesa do…

A regulamentação dos cartões de crédito anunciada ontem pelo Banco Central busca aumentar as informações para o consumidor e facilitar a comparação de tarifas e serviços. Mas as entidades de defesa do consumidor queriam regras mais rígidas já que o setor não tem muita concorrência entre empresas. Aprovaram, no entanto, a padronização das tarifas, só que esperam que haja fiscalização.

Já o comércio aguarda uma regulamentação que contemple as suas reivindicações. Entre elas, que as empresas cartões de crédito tenham regras de atuação como bancos e financeiras, e até mesmo uma agência reguladora do setor.

No Procon de Porto Alegre, 40% das queixas na área de assuntos financeiros tratam de problemas com cartões de crédito. Como é difícil questionar as taxas de juros cobradas, que podem chegar a 20% ao mês, o alerta é para não entrar no rotativo e evitar um superendividamento.

Veja também

    Noticias

    Prêmio Atena: entidade é reconhecida pela CNC por excelência em gestão

    Veja mais
    Noticias

    Artigo: produtividade nasce do cuidado

    Veja mais
    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais